Fazer esporte está na moda. E essa é uma moda para o bem, porque além de ser saudável – recomendada pelos médicos para manter o corpo ativo e prevenir doenças ósseas e musculares associadas à idade – também ajuda a eliminar o estresse e aliviar a tensão gerados pelo ritmo de vida corrido dos dias atuais. Que tal então ter uma academia em casa?

Cada vez mais pessoas, por diferentes motivos, preferem fazer seus exercícios em casa ou complementar as atividades da academia com outras que possam ser praticadas sem sair de casa. Nem sempre dá vontade de ir para a academia, seja por muito frio no inverno ou, principalmente, por muito calor no verão. Também, o tempo é outro fator escasso. Por isso, uma academia em casa é uma opção cada vez mais popular.

O mais importante

  • Uma academia em casa será sempre criada a seu gosto, com os equipamentos que mais te interesse de acordo com seu treino.
  • A construção de uma academia em casa é um processo dinâmico e evolutivo, podendo instalar mais máquinas e outros acessórios pouco a pouco.
  • É importante adaptar a academia em casa à disponibilidade de espaço e às características físicas do seu ambiente.
  • A academia em casa pode ser um complemento de treino a uma academia profissional ou pode se tornar a principal academia onde você treina.

Ranking: Os melhores itens para academia em casa do mercado

Uma academia em casa te permite economizar dinheiro a longo prazo, evitando pagar mensalidades e também que você fique preso a contratos de permanência. A academia em casa fica aberta 24 horas por dia, sete dias por semana, nos 365 dias do ano. Na seção a seguir serão selecionadas as melhores máquinas para que você comece seu novo projeto.

1º – Kit Halteres de anilhas e barras fitness

Este kit conta com duas barras de tubo ocas de 40 cm, seis presilhas e 12 anilhas de ferro fundido de 1 kg. Os itens têm pintura na cor preta, dando um acabamento especial ajudando na proteção contra oxidação.

As anilhas possuem marcação da numeração referente ao seu respectivo peso além de possuírem vão para pegada, podendo ser utilizadas em diversos outros exercícios.

2º – Kit musculação Revoflex Xtreme

Kit para treino de músculos abdominais, das costas, do braço, do ombro, da coxa e glúteos ao mesmo tempo. O Revoflex Xtreme oferece até seis níveis de intensidade e 44 exercícios diferentes.

É um equipamento ideal para começar uma academia em casa, mas também fácil e simples de ser transportado para qualquer lugar. Seu peso é de apenas 1 kg.

3º – Esteira ergométrica Max-K1 Kikos

Um dos principais itens de uma academia e um dos mais populares em residências. Esta esteira ergométrica tem um sistema de inclinação manual de três níveis. Sua velocidade vai de 1 a 13 km/h.

É um produto muito prático para quem não pode sair para caminhar e correr pelas ruas e deseja emagrecer ou ganhar condicionamento físico na própria casa.

4º – Kit body pump barra 12 kg Natural Fitness

A barra para aulas de Body Pump Natural Fitness possui comprimento de 120 cm e acompanha duas presilhas para anilhas e 12 kg de anilhas emborrachadas.

É mais um dos equipamentos mais populares produzidos pela Natural Fitness, que fornece itens tanto para as tradicionais academias quanto para aqueles que buscam ter o próprio centro de treinamento em casa.

5º – Elíptico profissional Natural Fitness

O aparelho elíptico Natural Fitness é um produto robusto e completo, perfeito para utilização em academias, condomínios e residências, oferecendo um excelente desempenho.

Foi desenvolvido para pessoas que não querem se submeter a exercícios de alto impacto para não correr o risco de sofrer lesões. Ele possui monitor digital com multifunção de tempo, velocidade, distância, perda de calorias e leitura dos batimentos cardíacos.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre uma academia em casa

A ideia é que nenhum pergunta fique sem resposta neste artigo. Por isso, veja algumas das questões mais importantes que precisam ser consideradas antes de comprar os equipamentos necessários para montar sua academia doméstica. Por ser um campo muito amplo e ajustado ao gosto de cada um, você terá que combinar quesitos genéricos com outros mais pessoais.

Homem fazendo exercícios.

Treinar em um ginásio em casa permite conciliar melhor sua vida pessoal e familiar com momentos de lazer e a prática de atividades físicas. (Fonte: Rido: 77774250 / 123rf.com)

O que é uma academia em casa?

Uma academia em casa é um conjunto de equipamentos de treino que imitam ou simulam, seja substituindo ou seja complementando, os existentes e utilizados espaços externos de treinamentos.

A academia em casa tem um tamanho e composição que varia de acordo com o gosto e necessidade de cada usuário. Permite fazer exercícios em casa de forma flexível e personalizada.

O que preciso para ter uma academia em casa?

Os equipamentos que formam uma academia em casa são diferentes dependendo de quem vai usá-los. Se um atleta treina apenas uma parte do corpo, então apenas precisará daqueles aparelhos que permitam exercitar esses músculos. Contudo, se procura um treinamento mais completo, com rotinas variadas, você precisa de complementos.

Para isso, você precisa ver que opções o mercado oferece na hora de continuar ampliando sua academia particular. Há várias delas: comprar peças soltas a cada período de tempo ou apostar em máquinas maiores que permitam fazer exercícios em vários músculos de diferentes partes do corpo.

Marcio AtallaEducador físico

“É possível ter resultado em uma academia em casa, mas tudo vai depender de sua regularidade, tipo de exercício e carga junto a uma boa programação e alimentação.”

Por que ter uma academia em casa é bom para mim?

É um fato que a prática esportiva é positiva para o corpo e é aconselhada por médicos, fisioterapeutas e psicólogos. A maneira mais comum de se praticar esportes hoje em dia, além dos exercícios ao ar livre, é frequentando uma academia.

As academias oferecem todos os tipos de equipamentos necessários, planos personalizados de acordo com sua demanda e te obrigam a criar uma rotina.

Porém, conciliar a vida profissional, pessoal e familiar com momentos de lazer nem sempre é fácil. Por isso, uma academia em casa pode ser útil de duas formas: como alternativa a uma academia tradicional se te falta tempo ou não tem como ir a uma ou como complemento ao que é treinado na academia paga, podendo treinar em casa todos os dias.

Que tipos de academia em casa posso construir?

O bom de construir sua própria academia é que o design será absolutamente pessoal. Isto é, você vai incluir a quantidade de máquinas e equipamentos que desejar. Por isso, cada academia doméstica será diferente de acordo com as preferências e hábitos de treinamento de quem a possui.

Com os modelos mostrados anteriormente, você pode construir tanto uma academia para treinos específicos como uma mais completa, que cubra uma grande quantidade de modalidades e te permita exercitar a maioria de seus músculos do corpo. O design e os equipamentos dependem apenas de você.

Imagem de pessoa apoiada em kettle bell.

Uma das vantagens de ter um ginásio em casa é sua disponibilidade 24 horas por dia, sete dias na semana, 365 dias por ano. (Fonte: Jozef Polc: 78885959 / 123rf.com)

Quanto custa ter uma academia em casa?

A variação de preço para criar a própria academia em casa é muito grande. Há algumas máquinas e equipamentos bem acessíveis que podem ser pagos no lugar de mensalidades de uma academia tradicional em pouco tempo, já que seu uso prolongado compensará esses custos. Mas, se você prefere algo mais profissional, o investimento será maior.

Só que você não precisa desembolsar tudo de uma vez. A academia pode começar em uma pequeno espaço dentro de casa e passar a ser ampliada aos poucos com a implantação de novos equipamentos mais sofisticados e modernos. Assim, o gasto será como que parcelado e a academia ganhará forma pouco a pouco de acordo com suas necessidades e preferências.

Como sei se estou treinando bem em minha academia em casa?

Ir a uma academia tradicional ou centro de treinamento profissional faz com que você fique amparado por profissionais qualificados para te assessorar, aconselhar e orientar nos treinos. Claro, em sua casa você não terá estas tão importantes pessoas capacitadas.

No entanto, ainda há soluções que você pode buscar para compensar isso e continuar tirando proveito de sua academia em casa.

Se você não for tão experiente no assunto, um bom conselho é complementar o treino de casa com algum plano a seguir, presencial ou virtual, para ampliar os resultados e evitar lesões, sobrecargas de exercício, enfim, resultados indesejados ou diferentes do que você busca.

Além disso, também existem fóruns ou comunidades na internet que podem ser úteis para compartilhar experiências.

Arnold SchwarzeneggerAtor, empresário, político e ex-fisiculturista profissional

“Cada treino deve ser intenso, buscando seus limites. Se não encontrar seu limite, não espere melhorar.”

O que dizem os especialistas sobre a academia em casa?

É sempre interessante consultar a opinião dos profissionais no assunto. Claro, ter sua própria academia em casa significa que a academia tradicional não será mais visitada com tanta frequência e que também diminuirá a interação com outras pessoas, deixando de trocar experiências e de ser supervisionado por profissionais. Isso é ruim? Não exatamente, de acordo com alguns especialistas.

Quais são as vantagens e desvantagens de se ter uma academia em casa?

Este é um dos principais pontos que toda análise de produto deve incluir: que pontos fracos e fortes tem o produto. Assim, você verá na tabela a seguir algumas vantagens e desvantagens de se ter uma academia em casa, resumindo algumas das vistas em parágrafos anteriores neste artigo e adicionando algumas outras que o atleta deve considerar.

Vantagens
  • Treino personalizado
  • Equipamentos selecionados individualmente
  • Disponibilidade 24 horas por dia
  • Sem necessidade de pagar mensalidade
  • Sem necessidade de deslocamentos
Desvantagens
  • Custo inicial
  • Necessidade de assessoria
  • Possível acumulação de odores

Critérios de Compra

Agora é hora de ver quais são os quesitos mais importantes que devem ser considerados antes de montar a melhor academia em casa. As variáveis precisam ser consideradas previamente, de forma que o resultado final satisfaça suas necessidades, encaixe em seu perfil e valha a pena o investimento. Os principais são:

  • Que tipo de atleta é
  • Para que vai utilizar a academia em casa
  • Com que frequência pratica esporte
  • Que tipo de academia em casa é necessário
  • Que espaço dispõe em casa

Que tipo de atleta é

A principal variável nesta escolha é o próprio usuário da academia. Para isso, nada melhor que se conhecer antes de responder a esta questão. A decisão correta dependerá das características pessoas e atléticas de cada um. O objetivo é tomar uma decisão baseada nas necessidades reais e não de maneira aleatória ou desinformada.

Homem fazendo bicicleta.

O recomendável é considerar o tipo de treinamento que você vai praticar para que possa ter uma academia que mais se encaixe em seu perfil. (Fonte: 9nong: 82417774 / 123rf.com)

Para que vai utilizar a academia em casa

Isso está relacionado a que tipo de exercício você vai praticar. Uma academia feita para um atleta que apenas treina na bicicleta ergométrica, por exemplo, não pode ser a mesma construída por alguém que vá fazer musculação ou combinar e alternar ambos os treinos.

Existem máquinas especializadas para cada tipo de treino, por isso existem planos diferentes a cada sessão na academia. Assim, se seu objetivo é fazer o mesmo treino em casa, considere ele na hora de listar suas necessidades. Se apenas for suar um pouco com exercícios mais pontuais, então será mais simples.

Com que frequência pratica esporte

Essa é outra variável a ser levada em conta na hora de considerar a possibilidade de ter sua própria academia em casa. Para aqueles esportistas mais fracos, que só se mexem de vez em quando, acabará compensado mais, a longo prazo, ter alguns equipamentos em casa que permitam treinar. Senão, estariam pagando mensalidades sem tirar proveito algum.

Porém, ao mesmo tempo este fator determinará o tipo de academia na casa de cada esportista. Esse mesmo perfil de atleta apenas precisará de poucas ferramentas de treino para completar seus esporádicos planos de exercício, evitando assim gastos desnecessários. Totalmente oposto é o caso daqueles que fazem exercícios diariamente de forma mais completa, pois gastariam mais.

Muhammad AliBoxeador americano

“Os campeões não são feitos nas academias, são feitos de algo imaterial que tem dentro deles. É um desejo, um sonho, uma visão.”

Que tipo de academia em casa é necessário

Isso serve como resposta a vários pontos anteriores. O tipo de academia necessário dependerá do tipo de esportista que você é, o uso previsto e a frequência que vai praticar exercícios, além de razões econômicas e logísticas. Essa é a chave para tomar uma decisão bem fundamentada.

Daí a importância de conhecer sua própria rotina de exercícios e saber bem que tipo de exercícios será praticado. Se incluir o supino, levantamento de peso e agachamentos, apenas três exercícios treinarão seus músculos. Assim, não precisará deu uma infraestrutura muito grande e completa para tirar proveito de sua academia em casa.

Que espaço dispõe em casa

Nem todas as casas são iguais. Um apartamento de 40 metros quadrados é diferente de uma residência de 120 metros quadrados ou uma casa de vários andares ou com um galpão ou garagem. É por isso que o tamanho da academia dependerá do tamanho do espaço disponível para sua montagem em casa. Como é em sua casa?

O lado positivo em relação a isso é que, caso mude para uma casa de maior dimensão, você sempre terá a possibilidade de ampliar sua academia. Também é importante ter um cômodo separado – que não seja um dormitório ou sala de estar – e bem ventilado para praticar exercícios sem distrações e para evitar a concentração de odores por transpiração.

Academia.

Uma das variáveis a se levar em conta é a frequência que pratica esporte. (Fonte: Ramain: 35796318 / 123rf.com)

Resumo

Você viu neste artigo os aspectos e características mais relevantes de uma academia em casa, algumas das opções mais interessantes do mercado e os critérios e parâmetros a serem observados na hora de desembolsar um dinheiro para montar sua academia. Agora, a decisão está em suas mãos. Decida se poderá prosseguir com sua ideia.

Lembre-se que, como sempre antes de comprar qualquer produto, é preciso analisar as vantagens e desvantagens, os pontos fracos e fortes e o próprio orçamento. Também, a rentabilidade a longo prazo, que neste caso será determinada pela frequência e intensidade de uso da academia em casa, em contraste com a frequência e o custo de pagar uma academia profissional.

O importante é contar com todas as informações possíveis e ser consciente de que tanto em casa como fora dela, fazer exercícios é fundamental para a saúde. Mas, além da musculação e da beleza física, é importante se lembrar das recomendações médicas que te motivam praticar esportes para ter uma vida mais longa e saudável.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário ou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos e familiares.

(Fonte da imagem destacada: Iriana88w: 26069130 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
23 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...