Trabalhando em casa ou no escritório, é bem provável que você passe um bom número de horas por dia sentado. Se este for o seu caso, você deve contar com elementos que facilitem o cuidado das áreas do corpo que mais sofrem com essas posturas, como o pescoço e as costas, por exemplo. Um dos itens mais importantes é, sem dúvida, a cadeira de escritório. Você deve sempre optar pelo modelo mais adequado.

Quem trabalha ou estuda em casa pode não dar muita importância ao tipo de cadeira que usa. É possível, inclusive, que você use alguma cadeira das que têm em casa. Mas, se você passar muitas horas sentado em casa ou no escritório, você deve ter a melhor cadeira de escritório possível. Para ajudar você a conseguir isso, preparamos este Guia de Compras repleto de dicas e informações. Siga conosco e acompanhe nosso conteúdo.

O mais importante

  • A cadeira de escritório é um item essencial para todos aqueles que trabalham ou estudam sentado diante de uma mesa. No mercado você encontrará infinitas possibilidades. É importante apostar no modelo que melhor atenda a todas as suas necessidades.
  • É vital que a cadeira tenha um design ergonômico. Isto é, que tenha sido projetada para se adaptar ao máximo à anatomia de quem for utilizá-la. Desta forma, você conseguirá que suas costas, sua lombar e qualquer outra parte do seu corpo sofram o mínimo possível.
  • É importante que, ao escolher a sua cadeira, você verifique se os diferentes elementos podem ser ajustados. Estamos nos referindo ao encosto, ao assento, aos braços e à altura da cadeira. Se você seguir esta recomendação, você vai conseguir tirar ainda mais proveito e conforto de sua cadeira de escritório.

Ranking: Os melhores modelos de cadeira de escritório do mercado

Uma das melhores maneiras de aprender mais sobre uma cadeira de escritório é revisar os modelos mais populares. A opinião de seus usuários é levada em conta, o que é sem dúvida o mais importante. Por isso, selecionamos algumas das cadeiras que despertam melhores opiniões. Preste atenção em tudo que você descobrir nas linhas a seguir, será muito útil..

1º – Cadeira de escritório Presidente Pelegrin

Esta cadeira de escritório conta com uma série de diferenciais que a qualificam para ocupar o topo da nossa lista. Em estilo presidente, pode ser usada em escritórios e reuniões e conta com um design bastante elegante, além da resistência do estofamento em couro sintético poliuretano (PU).

Ela traz funções como aquecimento e massagem com diferentes pontos e intensidades, que visam o extremo conforto aliado a uma preocupação com a saúde tanto mental quanto do corpo (alívio e prevenção de dores na lombar, por exemplo). Estas funções são programáveis, automáticas e por controle remoto. A cadeira é totalmente giratória, reclinável e ajustável, e pode suportar até 150 kg.

2º – Cadeira de escritório Office Sevilha Alta Rivatti

Fugindo um pouco dos modelos tradicionais, esta moderna cadeira de escritório da Rivatti traz estilo e conforto em uma estrutura de aço, bastante resistente. O estofamento do assento e encosto alto, em peça única, é em couro sintético poliuretano com interior de espuma.

A base cromada é giratória e os braços também são totalmente cromados. Esta cadeira se destaca nos ajustes, tendo um sistema de inclinação com trava, podendo manter uma posição inclinada por mais tempo para os momentos de descanso. A altura é regulada por pistão a gás.

3º – Cadeira Thunderx3 61900

Pode parecer estranho uma cadeira estilo gamer na nossa lista das melhores cadeiras de escritório, mas a Thunderx3 está aqui por alguns motivos. Primeiro que sua qualidade e referência em conforto é inegável, pois é completamente ergonômica e conta com almofadas de apoio para a lombar e o pescoço.

A cadeira tem revestimento de couro coberta com costuras de fibra de carbono e o estofado é em forma de diamantes. O design, aliás, foca no público gamer, mas pode se destacar naqueles escritórios mais modernos e também para quem trabalha em casa. Giratória, tem reclinamento até 180° com trava.

4º – Cadeira de escritório Presidente Office Plus Branca Mobly

Não é só a cor que foge do preto tradicional. Ideal para deixar o ambiente de trabalho mais aconchegante e charmoso, esta cadeira de escritório da Mobly no estilo presidente tem design atraente com encosto alto na cor branca. Além disso, conta com rodízios em nylon para você se deslocar com mais facilidade.

O assento e encosto são estofados e revestidos em poliuretano. Os braços são cromados e revestidos e base é em metal. Suporta até 130 kg e apesar de precisar de montagem, pode ser feita por conta própria. A limpeza é simples, basta usar um pano umedecido em água.

5º – Cadeira de escritório Presidente Giratória Mymax

Nossa opção de cadeira de escritório mais acessível traz um excelente custo-benefício em um design bastante sofisticado. Ela é totalmente giratória, o que faz com que o deslocamento ocorra em 360 graus sem a necessidade de mudança de posição.

A estrutura é de aço cromado e a superfície de apoio tem espuma com densidade controlada. A reclinação é satisfatória e a cadeira suporta um peso máximo de 110 kg. O modelo também conta com regulagem de altura.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre uma cadeira de escritório

Sem dúvida, o Ranking que fizemos das melhores cadeiras de escritório está muito interessante. Ele pode ser bastante útil não apenas para lhe apresentar os modelos mais populares e de melhor qualidade, mas também para fornecer algumas das suas características mais importantes.

Mas você ainda precisa saber mais sobre esse tipo de mobília. Portanto, fique conosco e preste atenção ao conteúdo deste Guia, ele irá lhe ajudar a fazer a melhor escolha.

Homem trabalhando em escritório.

As cadeiras de escritório ergonômicas ajudam a cuidar da sua saúde. (Fonte: Andriy Popov: 51450535 / 123rf.com)

O que é uma cadeira de escritório?

Uma cadeira de escritório é projetada para que você possa passar muitas horas ao longo do dia sentado nela. Ela conta com um encosto para que suas costas sofram o mínimo possível, com um assento acolchoado e com repouso para os braços.

Normalmente, você pode ajustar as diferentes partes da cadeira para ficar ainda mais confortável. Elas geralmente têm rodas e são giratórios para que sejam mais práticas.

O que é uma cadeira de escritório ergonômica?

Uma cadeira de escritório ergonômica é aquela que cuida da saúde de quem estiver utilizando. Ela não deve ser confundida com uma cadeira confortável, que é simplesmente onde você se sente confortável.

Pode ser adaptada às características particulares de cada pessoa, ajustando-se à forma do corpo e fazendo uma distribuição equilibrada da pressão exercida pela cadeira.

Como ajustar uma cadeira de escritório ergonômica?

Na seção anterior, você viu o que é uma cadeira de escritório ergonômica. Agora queremos mostrar a você que é vital que você faça os ajustes necessários para cumprir sua tarefa. Assim, você não perderá os seus importantes recursos.

Nós preparamos esta tabela como um Guia para que você possa ajustar sua cadeira corretamente. Acompanhe cada passo, pois foi pensado e elaborado pensando no seu bem.

  • Assento ajustável em profundidade: Regular o assento em profundidade. Permita que haja um espaço entre a borda do assento e a parte de trás dos joelhos. Assim, essas áreas não se sentirão pressionadas e a circulação sanguínea irá melhorar.
  • Assento ajustável em altura: Você deve ajustar a altura para que as solas dos seus pés estejam totalmente apoiadas no chão. Além disso, suas costas também devem estar apoiadas na parte de trás da cadeira.
  • Encosto reclinável: O encosto deve poder ser ajustado e ter diferentes pontos de inclinação. Também é apropriado que você tenha uma posição livre, para poder equilibrar durante as pausas. A tensão do encosto deve ser ajustada ao peso da pessoa, quanto mais pesam, mais tensão deve ter.
  • Proeminência lombar: É necessário que o encosto tenha uma proeminência lombar que sirva para manter a coluna alinhada. Essa proeminência lombar deve ser capaz de se adaptar à forma do seu corpo.
  • Sistema de sincronização: O sistema de sincronização da cadeira permite que o encosto seja inclinado para trás. Desta forma, sincroniza com o movimento feito pela base do assento. Assim, o corpo se moverá em sincronia na cadeira.
  • Borda dianteira do assento: A borda dianteira do assento deve ter uma ligeira inclinação. Isso serve para que a cadeira não exerça pressão sobre as pernas. Assim, é possível melhorar a circulação nesta região.

Quais materiais são frequentemente usados ​​para estofar uma cadeira de escritório?

Um dos aspectos que você deve analisar quando estiver escolhendo a sua cadeira de escritório é o seu estofamento, se tiver um. O material escolhido por seus fabricantes é fundamental, pois estará em constante contato com você.

Não deixe de considerar este assunto e confira a lista que elaboramos com os materiais e suas características e benefícios. Isso pode ajudar você a tomar sua decisão.

  • Malha. É um material muito econômico e também é o mais transpirável. Claro, tem uma desvantagem, que é menos durável do que outras.
  • Tecido. Vai durar mais tempo do que a malha e é muito confortável. No entanto, ele tende a ficar mais sujo e sua limpeza é mais complicada do que outras opções.
  • Couro sintético. Cadeiras de couro falso ou sintético são frequentemente encontradas em escritórios. Elas são muito elegantes e a limpeza é muito simples. Naturalmente, seu preço é maior que as duas opções anteriores. Além disso, no verão, você pode sentir algum calor.
  • Couro. Podemos dizer o mesmo que cadeiras de couro sintético. Sua principal diferença é que eles têm um preço maior.
Imagem de escritório com cadeira bege.

Cadeiras de escritório são projetadas para você passar muitas horas sentado. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz: 58953877 / 123rf.com)

Como você deve limpar a cadeira de escritório?

Um dos aspectos mais importantes em relação ao cuidado de sua cadeira de escritório é a limpeza. Pense que você poderá passar muitas horas sentado nela.

Além disso, é provável que você coma ou beba coisas sentado na cadeira. Portanto, pode manchar e terá que ser limpo. Sem mencionar a sujeira causada pela poeira ou pelo suor de quem está sentado na cadeira.

Se a sua cadeira for feita de couro, tente usar um produto indicado para esse tipo de material. Se for feito de material sintético ou de tecido, passe um pano ligeiramente úmido.

Se você quiser, você pode usar um pouco de amônia diluída em água. Mas acima de tudo, preste atenção às instruções do fabricante a esse respeito e siga sempre as recomendações.

Cadeira de escritório com ou sem braços?

Uma das perguntas que você pode fazer é se a cadeira de escritório deve ter ou não braços. Você pode pensar que aqueles modelos com braços são melhores, já que eles parecem mais confortáveis. Mas como tudo na vida, as duas opções têm suas vantagens.

Nesta tabela, mostramos isto de forma bastante detalhada. Se você quiser escolher bem, você precisará analisar cada um destes detalhes.

Cadeiras de escritório com braços Cadeiras de escritório sem braços
Conforto São mais confortáveis Podem ser um pouco incômodas
Design Contam com um design mais ergonômico e melhoram os momentos de descanso São menos ergonômicos e não são recomendados para jornadas de trabalho longas e intensas
Preço São mais caras São mais econômicas

Como você deve se sentar em sua cadeira de escritório?

Você pode comprar a melhor cadeira de escritório, mas se sentar nela de qualquer maneira, nenhum dos seus benefícios será sentido. Portanto, é muito importante que você leve em consideração as informações que mostraremos na lista a seguir.

Naturalmente, quando você tem sua cadeira, você deve colocar em prática todas as suas utilidades. Se você fizer isso, você irá minimizar problemas posturais.

  • Mantenha as costas retas e apoiadas no encosto em todos os momentos.
  • Tenha sempre os pés apoiados completamente no chão.
  • Forme um ângulo reto com os joelhos.
  • Se a cadeira tiver repouso para os braços, mantenha seus braços apoiados.

Quais são as vantagens e desvantagens da cadeira de escritório?

Sem dúvida, todas as informações que analisamos até agora serão bastante úteis quando você for comprar sua cadeira de escritório. Você descobriu quais recursos são mais interessantes e como alguns modelos diferem dos outros. Mas ainda há mais pontos que você deve saber e conhecer, antes iremos apresentar as principais vantagens e desvantagens de uma cadeira de escritório.

Vantagens
  • Ajuda a ter uma postura correta e adequada
  • Muitas opções diferentes
  • Você vai trabalhar mais confortavelmente
Desvantagens
  • Com algumas opções você vai passar calor no verão
  • São um pouco grandes

Critérios de Compra

Agora estamos nos aproximando do final deste Guia de Compras. Com nossas dicas e informações, você está quase pronto para tomar sua decisão final. Mas é importante que antes de fazer isso, analise e leve em consideração os critérios que mostramos abaixo.

Eles são fundamentais o sucesso da sua missão de escolher sua cadeira de escritório. Portanto, não se esqueça que seguindo estes passos, você poderá aproveitar todos os benefícios de contar com o modelo mais adequado.

  • Giratória
  • Tipo de cadeira de escritório
  • Materiais antiestáticos
  • Ergonomia
  • Design

Giratória

É importante que sua cadeira de escritório seja giratória, por vários motivos. O primeiro é que você muitas vezes terá que se mover para pegar algo e pode mover sua cadeira e não sua coluna. Dessa forma, você evitará certos problemas de saúde associados a passar muito tempo sentado.

O segundo motivo é que facilita a comunicação com seus colegas de escritório, pois você só precisa virar a cadeira para conversar com eles.

Imagem de homem sentado em cadeira de escritório.

Algumas das cadeiras de escritório são feitas de couro, malha, tecido ou couro sintético. (Fonte: Dotshock: 47752594 / 123rf.com)

Tipo de cadeira de escritório

Dependendo do uso que você vai dar para sua cadeira, você deve apostar em um modelo ou outro. É verdade que no mercado você encontrará infinitas opções, cada uma delas para uma circunstância específica.

Mas nós queremos simplificar sua escolha em três grandes grupos. Na maioria dos casos, você acabará optando por um deles.

  • Cadeiras presidencial. São as mais confortáveis ​​e atraentes. Geralmente têm uma qualidade maior também. São projetadas para aqueles que têm uma posição de responsabilidade na empresa, embora o restante dos funcionários também possa usá-las. São mais caras que outros modelos.
  • Cadeiras operacionais. São os modelos que a maioria dos outros funcionários costumam usar. Existem muitos tipos e a escolha dependerá de quanto tempo o funcionário estará sentado em frente à sua mesa.
  • Cadeiras complementares. São o resto das cadeiras que estão nos escritórios. Elas geralmente estão nas salas de espera ou nos escritórios, embora às vezes os funcionários também as utilizem.

Materiais antiestáticos

É conveniente que a cadeira seja feita de materiais antiestáticos. Eles servem para evitar que a eletricidade estática se acumule nas cadeiras. Para evitar isso, veja se a cadeira escolhida possui uma marcação ESD, de descarga eletrostática.

É importante que você leve em consideração este aspecto, já que isto impedirá que a cadeira lhe dê pequenos choques.

Ergonomia

Deve ser uma prioridade que a cadeira de escritório seja ergonômica, se adaptando adequadamente ao seu corpo. O encosto, o assento e a altura da cadeira devem ser ajustáveis. Ela também terá braços ajustáveis.

Além disso, irá adaptar-se perfeitamente à sua anatomia, sendo não só confortável, mas também cuidando da sua saúde.

Homem trabalhando em escritório.

Recomendamos escolher a cadeira de escritório que melhor se adapte ao seu gosto. (Fonte: stylephotograph: 15529980 / 123rf.com)

Design

O design da cadeira também é importante. Deve ser apropriado para o escritório ou ambiente em que você vai colocá-lo e também para a posição que você ocupa na empresa, se for para o trabalho.

Não se esqueça de que tal móvel pode representar quem se senta nele. Ou seja, um gerente sênior de uma empresa deve ter uma cadeira consistente com sua posição.

Alex Soria PineñoFisioterapeuta especialista em posturologia e ergonomia

“A cadeira da escritório deve ter rodas para facilitar os movimentos ao longo da mesa do escritório, evitando posições forçadas para movê-la. A altura do assento deve ser ajustável, de modo que os pés descansem no chão e o quadril esteja ligeiramente acima do joelho.”

Resumo

Como você viu, uma cadeira de escritório é essencial para trabalhar confortavelmente. Também para executar qualquer outra tarefa que envolva passar tempo sentado em frente a uma mesa. Você já viu o quanto é importante que seja uma cadeira ergonômica, para não apenas se sentir confortável, como também ter todo um cuidado com a sua saúde. Preste atenção ao tipo de tecido de cadeira e estofos.

Analise as características da cadeira para se convencer de que é o modelo que melhor atende às suas necessidades. Por exemplo, se a cadeira conta ou não com repouso para os braços. Você também já sabe que a limpeza da cadeira depende do seu estofamento. Outro aspecto que você não pode ignorar é o design, especialmente se for usa a cadeira no ambiente de trabalho. Tente sempre optar por materiais antiestáticos.

O que você achou do conteúdo deste Guia de Compras? Temos certeza que o material será muito interessante e importante na sua decisão. Se assim for, conte sua opinião deixando um comentário. E não esqueça de compartilhar com amigos e familiares em suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Eduard Bonnin Turina: 35477210 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
34 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...