Um adolescente picado por uma aranha ganha o poder de lançar teias e se mover com a agilidade de um aracnídeo. O filho de Odin, deus nórdico e rei de Asgard, chega à terra com o seu martelo mágico pronto para batalhar as forças do mal. O Homem-Aranha e Thor são só dois dos muitos personagens lendários das HQs Marvel, histórias que cativam geração de fãs de super-heróis há muitos anos.

Provavelmente você já deve estar familiarizado com as histórias de muitos dos super-heróis da Marvel devido às várias adaptações cinematográficas que foram realizadas nos últimos anos. O que você talvez não saiba é que todos eles nasceram em HQs que começaram a ser publicadas no final dos anos 30. Mas hoje em dia suas histórias continuam a ser escritas e publicadas em novas edições, que são fonte de diversão para um enorme número de pessoas.

O mais importante

  • Marvel, cujo nome original em inglês é Marvel Comics, é uma editora estadunidense criada em 1939 que ganhou fama ao criar personagens emblemáticos (quase todos eles super-heróis) como Homem-Aranha, Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Thor, Quarteto Fantástico e X-Men, dentre muitos outros.
  • Cada personagem da Marvel tem sua própria HQ, mas também existem várias edições em que eles aparecem juntos, unidos contra um vilão em comum ou até lutando uns contra os outros. As HQs Marvel podem ser encontradas como encadernados, publicações que compilam vários números juntos, e já foram publicadas no Brasil por diversas editoras, hoje em dia a mais importante dentre elas é a Panini Comics.
  • Na hora de escolher uma HQ Marvel é importante seguir alguns critérios, como verificar se são histórias originais e não adaptações feitas por fãs (fanfic), se estão traduzidas ao português (caso você não saiba inglês), que sejam de fato quadrinhos (e não contos ou livros) e que sejam apropriadas à idade de quem vai ler a história.

Ranking: As melhores HQs Marvel do mercado

As HQs Marvel são uma forma de leitura ágil, divertida e adequada para todas as idades. Os desenhos ajudam muito com a imaginação e os diálogos são cheios de ação e causam um salutar vício que faz com que queiramos ler cada vez mais.

O Universo Marvel é gigantesco e por isso a quantidade de quadrinhos disponíveis para ser ler é quase infinita. Esse ranking vai te mostrar algumas das melhores HQs disponíveis no mercado que você vai poder ler sem problemas de ficar perdido.

1º – Box Thanos: Trilogia Do Infinito

Esse Box especial da Panini traz uma das mais importantes sagas da Marvel publicada originalmente nos anos 90. Essa série reuniu a maioria dos principais personagens da editora, como Homem-Aranha, Hulk, Capitão América, Adam Warlock, X-Men, e muitos outros. Ela é a inspiração por trás dos filmes. É um ótimo ponto de partida para quem quer conhecer uma das histórias mais importantes não só dos Vingadores, mas de todo o Universo Marvel!

2º – Homem-Aranha: A Última Caçada De Kraven

Essa daqui é uma grande pedida para os fãs do Homem-Aranha. Em um encadernado relativamente curto, com 144 páginas, você vai ter uma história com início, meio e fim, toda no mesmo lugar, contando uma das aventuras mais importantes. Prepare-se para uma história sombria e reflexiva. Bônus adicional: é bem na época em que o Homem-Aranha está usando o seu uniforme negro, que viria mais a frente a criar o vilão Venom.

3º – Loki

PROMOÇÃO

Provavelmente uma das mais interessantes histórias de Thor, o encadernado chamado Loki mostra o que aconteceria se, em algum momento, o irmão maléfico do Deus do Trovão obtivesse êxito em um de seus planos de tomar o trono de Asgard de seu pai Odin. Ao longo das 96 páginas desse encadernado vamos seguir uma história melancólica e reflexiva, em que vimos um insatisfeito Loki no trono de Asgard, enquanto Thor apodrece enraivecido na prisão.

4º – Capitão América – O Soldado Invernal

Você já deve ter assistido ao incrível filme de espionagem Capitão América: O Soldado Invernal, certo? Pois essa é a HQ que inspirou toda aquela história! Aqui vamos ver o surgimento do Soldado Invernal dentro do Universo Marvel das HQs, que embora tenha alguns pontos de encontro com o cinematográfico, vai trazer muitas surpresas diferentes daquilo que você viu nos filmes. Prepare-se para conhecer Bucky e os conflitos de Steve Rogers sob um novo prisma, e fique de olhos abertos, pois até o Caveira Vermelha vai aparecer em meio à essa história!

Guia de compras: O que você precisa saber sobre as HQs Marvel

As HQs Marvel provavelmente constituem uma boa parte de um dos gêneros literários mais prolíficos que a humanidade já viu. Seus personagens já são parte central da cultura pop e despertam enormes paixões por todo o mundo. Esse alcance massivo e global pode assustar a qualquer um. Por isso, preparamos uma seção que trata das dúvidas mais comuns sobre essas histórias.

O que são exatamente as HQs Marvel?

As HQs Marvel são uma série de narrativas gráficas que tratam especialmente sobre histórias de super-heróis. A Marvel Comics, editora estadunidense responsável por criar, distribuir e comercializar esses quadrinhos por todo o mundo, criou personagens emblemáticos como o Homem-Aranha, Thor, Hulk e o Quarteto Fantástico. Ela conseguiu transformá-los numa parte central da cultura pop e de entretenimento da atualidade.

Como são narradas as HQs Marvel?

O gênero das histórias em quadrinhos (HQs), também carinhosamente conhecido no Brasil como gibis, envolve desenhos que são divididos em quadros, onde as cenas ocorrem de maneira sucessiva, constituindo assim uma narrativa.

De maneira geral, para prender a atenção do leitor, estes desenhos são cheios de ação, com diálogos ágeis, instigantes e cheios de onomatopeias. A ideia por trás dessa forma de organização é cativar pela estética e conseguir avançar a história rapidamente.

As HQs Marvel, de maneira geral, são lidas da esquerda para a direita e de cima para baixo. Você deve começar com o quadro superior esquerdo da página. Pode ser que algumas vezes os quadros sejam empilhados, ou tenham alguma outra disposição incomum, para mostrar duas ações conectados ou pedaços de diálogos, ou seja, que eles interagem entre si.

Eles podem ser inclinados para mostrar uma ação mais dinâmica, ou compartilhar um balão de diálogo a mais.

Stan LeeCriador e Roteirista da Marvel Comics

“Ter ideia é a coisa mais fácil do mundo. Todo mundo tem ideias. Mas você tem que pegar essa ideia e transformar ela em algo que vá tocar as pessoas. Isso é o que é difícil de verdade”.

Qual é a origem das HQs Marvel?

A editora Marvel Comics foi criada em 1939, embora nessa época ela tivesse o nome de Timely Publications. Seu criador, Martin Goodman, começou com produções simples de HQs de super-heróis, coisa que estava na moda naquela época.

O primeiro número lançado era sobre um androide conhecido como Tocha Humana, sim, o mesmo nome de um dos futuros membros do Quarteto Fantástico, embora eles não se tratem do mesmo personagem.

No final da década de 40 o nome da editora mudou para Marvel. A empresa continuou a crescer a partir do trabalho de vários desenhistas e roteiristas, mas o ponto de inflexão chegou graças a Stan Lee, um jovem escritor que se propôs a ampliar a gama de super-heróis das HQs Marvel. Junto com vários colaboradores, ele criou muitos personagens e histórias que hoje em dia são extremamente famosas e que conquistaram uma legião de leitores.

Em que consiste o sucesso das HQs Marvel?

Diferentemente da DC Comics, provavelmente sua maior competidora, os super-heróis das HQs Marvel não costumam ser extraterrestres, como o Superman, por exemplo. Eles são em sua grande maioria pessoas comuns, que conseguiram seus poderes de forma acidental: o Homem-Aranha foi picado por um aracnídeo, os membros do Quarteto Fantástico foram expostos a raios cósmicos. Mas sim, eles ainda tem habilidade especiais.

Os super-heróis da Marvel sempre levam também uma vida “normal”: eles têm família, amantes, amigos. Essa apresentação dos personagens como mais reais marcou sua época, mostrando uma visão extraordinária por parte dos roteiristas e desenhistas, que souberam ter e desenvolver uma ótima ideia para ganhar leitores ao propor um salto inovativo em relação ao que vinha sendo feito na indústria dos quadrinhos até então.

Quadros na parede com HQs do Hulk.

A maioria dos super-heróis da Marvel eram pessoas comuns antes de ganharem os seus poderes por meio de algum acidente. (Fonte: Hermes Rivera: / Unsplash.com)

Quais HQs Marvel são indicadas para quem quer começar a ler?

O Universo Marvel é realmente imenso. Se quiséssemos oferecer uma lista exaustiva de todos os seus personagens provavelmente precisaríamos de uma biblioteca inteira. No entanto, se você tem vontade de começar a ler sobre os super-heróis mais conhecidos, trouxemos uma tabela com os mais emblemáticos deles. Com ela, garantimos que você vai desfrutar na hora de pegar para ler sobre esses personagem.

Super-herói Alter ego Poderes Como conseguiu os poderes Vilões recorrentes Primeira aparição nos quadrinhos
Homem-Aranha Peter Parker Grande força, agilidade, pode andar nas paredes, detectar ameaças com seu sentido aranha e soltar teias Foi picado por uma aranha exposta à radiação Duende Verde

Venom

Doutor Octopus

Homem-Areia

Apareceu pela primeira vez no número 15 de Amazing Fantasy, em 10 de agosto de 1962
Hulk Bruce Banner Inteligência extraordinária, força aparentemente ilimitada, resistência e regeneração Foi afetado por uma explosão radioativa, na qual absorveu grandes quantidades de raios gama Abominável

Homem-Absorvente

Ajax

Enclave

Apareceu pela primeira vez no número 1 da série de quadrinhos O Incrível Hulk em maio de 1962
Thor Donald Blake Possui um martelo mágico de poderes sobre-humanos, que dão a ele a capacidade de voar e manipular o clima É filho do deus Odin, de Asgard Loki

Destruidor

Malekith

O Homem Radioativo

Apareceu pela primeira vez em Journey into Mystery 83, de agosto de 1962
Homem de Ferro Tony Stark Graças ao seu traje, que funciona como uma armadura motorizada, pode voar, tem força sobre-humana e dispõe de várias armas e outros dispositivos tecnológicos Tony Stark é ferido e sequestrado para fabricar armas. No seu cativeiro, constrói sua armadura para escapar e logo aperfeiçoa ela para poder lutar contra o mal Mandarim

Dínamo Vermelho

Homem de Titânio

Apareceu pela primeira vez em Tales of Suspense 39, de março de 1963
Capitão América Steve Rogers Especialista tático, reflexos e sentidos super desenvolvidos, mestre em artes marciais e dono de um escudo quase indestrutível com força e resistência extraordinárias Tenta se alistar no exército durante a Segunda Guerra Mundial, mas é recusado devido ao corpo frágil. O exército dos Estados Unidos oferece a ele ser cobaia no projeto do Super Soldado, onde ele recebe um soro especial que o transforma em um humano quase perfeito Caveira Vermelha

Barão Zemo

Ossos Cruzados

Doutor Faustus

Apareceu pela primeira vez em Capitão América 1 em março de 1941 (naquela época, na Timely Comics)

Os super-heróis das HQs Marvel têm histórias próprias ou só aparecem juntos?

Existem ambos os casos. Originalmente, cada super-herói nasceu com sua própria HQ. Com o passar do tempo, devido à crescente popularidade dos personagens, a Marvel começou a criar edições em que eles apareciam juntos de vez em quando. Depois, finalmente, eles criaram séries específicas onde os heróis formam superequipes para enfrentar inimigos em comum.

Na categoria de equipes, a HQ Marvel mais famosa é Os Vingadores, que foi lançada pela primeira vez em 1963, criada por Stan Lee e Jack Kirby. Os Vingadores eram compostos pelo Homem-Formiga, Hulk, Homem de Ferro, Thor e Vespa. O Capitão América se juntou a eles mais tarde. Os Vingadores lutam contra aqueles inimigos que nenhum super-herói seria capaz de enfrentar sozinho.

Frank MillerEscritor, roteirista e diretor de cinema

“Como a Marvel se tornou tão popular? Bom, a Marvel é extremamente boa em construir mundos perfeitos dentro de seus quadrinhos e filmes. Elaborar universos é algo crucial para qualquer história, seja de fantasia ou de ficção científica, já que isso proporciona uma riqueza de imersão na escrita.”

A equipe, famosa por seu grito de batalha “Avante, Vingadores!”, já teve membros humanos, mutantes, inumanos, androides, alienígenas, sobrenaturais e até ex-vilões. As recentes adaptações para o cinema de Os Vingadores, uma saga de cinco filmes, bateu os recordes de bilheteria em todo o mundo.

Que outros grupos de super-heróis protagonizam HQs Marvel?

Além de Os Vingadores, outras séries de HQs Marvel que alcançaram grande popularidade e números de venda foram o Quarteto Fantástico e os X-Men. 

Os primeiros são uma equipe de quatro personagens que adquirem os seus poderes ao serem expostos a raios cósmicos, eles foram lançados em 1957. Já o segundo é um grupo de mutantes com habilidades especiais que não se encaixam na sociedade, foram lançados em 1963.

As HQs Marvel seguem as mesmas tramas dos filmes da Marvel?

Em sua essência, sim, mas só na essência mesmo. A verdade é que, embora as numerosas adaptações ao cinema mantenham as questões básicas dos super-heróis, como seus poderes, estética e algumas tramas, o desenvolvimento das histórias é consideravelmente diferente.

De maneira geral, os quadrinhos são histórias muito mais compridas, complexas e cheias de elementos extras do que os filmes.

Isso quer dizer que se você acha que por ter visto os filmes já sabe tudo o que as HQs Marvel tem a oferecer, você está muito enganado. As HQs vem sendo impressas há mais de 50 anos, então você pode imaginar a quantidade de informação publicada e como seria impossível resumir isso tudo em um (ou vários) filmes, como tentaram fazer. As histórias originais valem muito a pena!

Imagem de homem sentado em sofá com HQ na mão.

As HQs Marvel são uma série de narrativas gráficas que tratam especialmente sobre histórias de super-heróis. (Fonte: Olena Yakobchuk: 80605448 / 123rf.com)

Que editora distribui as HQs Marvel no Brasil?

As HQs Marvel chegaram ao Brasil em 1940 com a editora RGE, que já deixou de existir há muito tempo. De lá para cá, as HQs Marvel passaram por várias editoras no país, como EBAL, Bloch e Abril Jovem, até chegarem na Panini Comics, braço da internacional italiana Panini, que é a responsável por publicar as histórias da Marvel no nosso país desde 2002.

Além da Panini, existem outras editoras que lançam alguns materiais especiais e coleções de vez em quando, como por exemplo a Mythos Editora, a Opera Graphica e a Salvat. Mas as séries regulares que vão para a banca, fora a grande maioria dos encadernados que podem ser encontrados tanto em bancas quanto livrarias, são de responsabilidade da própria Panini.

As HQs Marvel são para crianças ou adultos?

Um dos aspectos mais incríveis dos quadrinhos é que eles são ideais para pessoas de todas as idades. As crianças e adolescentes vão se sentir mais atraídos pelos desenhos, a animação e a ação por trás das HQs Marvel, enquanto os adultos vão aproveitar não só tudo isso como também a complexidade moral de muitas das tramas e os debates éticos e filosóficos por trás daquilo que significa ser um super-herói.

Pessoa folheando HQ.

Stan Lee see tornou famoso ao criar a maioria dos super-heróis modernos das HQs Marvel. (Fonte: File404: 25350856 / 123rf.com)

Por que Stan Lee foi um ponto de inflexão na história das HQs Marvel?

É praticamente certeza que você deve conhecer o Stan Lee por causa das suas rápidas aparições nos filmes da Marvel. No entanto, esse escritor estadunidense se tornou famoso ao criar a maioria dos super-heróis mais emblemáticos e modernos das HQs Marvel.

Ele esteve presente desde quase o começo da editora e foi quem a levou, junto ao incrível desenhista Jack Kirby, à sua era de ouro e explosão rumo ao sucesso.

Critérios de Compra

As HQs Marvel fizeram história na sua indústria. Seus personagens são referências icônicas para gerações inteiras e continuam despertando fervor e entusiasmo hoje em dia, especialmente graças às suas adaptações televisivas e cinematográficas.

Escolher qual HQ ler nem sempre é uma tarefa simples, você deveria levar em conta pelo menos alguns critérios que vão te ajudar a comprar uma edição de qualidade.

  • Originais
  • Editora e traduções
  • Tamanho
  • Desenhos
  • Ordem das séries

Originais

As histórias dos super-heróis da Marvel acabaram ficando tão famosas que é comum encontrar versões apócrifas escritas por fãs (fanfic). Embora elas possam ter os seus próprios méritos, é importante frisar que não se tratam de histórias originais da editora.

Por isso, antes de fazer a sua compra, verifique de que o quadrinho seja de fato da Marvel. Você vai poder notar isso pelo uso dos logos oficiais e pelas informações na página de créditos.

Editora e traduções

Relacionado ao aspecto anterior, é recomendável que você confira qual a editora local por trás das HQs Marvel que você está querendo comprar. No caso do Brasil, hoje em dia, as duas editoras oficiais que publicam HQs da Marvel são a Panini, responsável por todas as séries regulares e outras publicações especiais, e a Salvat, que tem algumas coleções específicas de publicações em capa dura.

Assim, você também vai garantir a qualidade das traduções, o que é uma questão crucial para desfrutar tranquilamente das histórias sem se preocupar com qualquer mudança no conteúdo.

Tamanho

Um aspecto importante para se ter em mente na hora de escolher alguma das HQs Marvel é saber o tamanho da história. Dependendo do seu tempo livre ou de férias pode ser diferente pegar para ler uma edição com 100 páginas e outra com 300.

É bastante comum aqui no Brasil as editoras publicarem vários números em um só quadrinho encadernado, em vez de publicar uma edição própria para cada número lançado nos Estados Unidos. Escolher entre uma opção mais ou menos comprida é algo que deve depender daquilo que for mais prático para você.

Desenhos

Embora boa parte da narrativa das HQs Marvel seja seguida através dos diálogos, os desenhos são uma parte fundamental da arquitetura de um quadrinho.

No passado, algumas editoras modificavam os desenhos de forma muito desagradável: algumas vezes diminuíam o tamanho da página e dos quadros, outras publicavam em preto e branco, dentre outras alterações incômodas.

Por isso, cheque se os desenhos estão incluídos tal qual eles foram feitos, esse é o caso mais comum para publicações recentes.

Ordem das séries

Lembre-se que a Marvel publica suas histórias desde 1939. Isso quer dizer que já foram lançadas inúmeras edições, versões e revisões de muitos dos super-heróis.

Portanto, antes de comprar uma das muitas HQs Marvel disponíveis, garanta que você está seguindo uma linha temporal coerente para que você não fique perdido em meio à trama.

Para ajudar com isso, pode ser bom ler a quarta capa das publicações, especialmente no caso dos encadernados.

Resumo

As HQs Marvel são quadrinhos baseados em histórias de super-heróis, publicados sob o selo da Marvel Comics desde 1939. Entre seus personagens mais emblemáticos encontram-se o Homem-Aranha, o Capitão América e o Hulk, todos grandes sucessos editoriais, responsáveis por cativar a imaginação e o carinho de milhões de leitores, e que, com o passar dos anos, se tornaram uma parte importante da cultura pop.

Estas HQs são compostas por desenhos distribuídos em quadros, muitos dos quais têm diálogos ágeis que vão contando a história. Elas são lidas da esquerda para a direita e de cima para baixo e tem vezes que vários números americanos são publicados em uma só edição, geralmente chamada de encadernado. Os super-heróis da Marvel têm seus próprios títulos, mas muitas vezes aparecem juntos também para formar algum grupo e enfrentar inimigos comuns, como é o caso dos Vingadores.

Se você gostou desse artigo, não deixe de compartilhá-lo com seus contatos para que outros possam conhecer um pouco mais sobre o fabuloso mundo das HQs Marvel. Com certeza tem outras pessoas que podem aproveitar as informações contidas aqui antes de embarcar nesse novo mundo. Também, se você quiser, deixe aqui para gente um comentário que vamos responder assim que pudermos. Muito obrigado!

(Fonte da imagem destacada: Anton Ivanov: 103885969 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
35 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...