Um roubo inexplicável em um lugar que estava fechado. Um cadáver frio encontrado sem o assassino deixar rastros. Elementos sobrenaturais que desafiam os sentidos e a razão. Seja qual for a trama, todo mundo é capaz de reconhecer uma boa história quando ela está cheia de elementos de suspense, intriga e assombro. Quando foi a última vez que você leu algum bom exemplar dos livros de mistério?

Certamente, qualquer pessoa já ouviu falar de detetives famosos como Sherlock Holmes, Agatha Christie ou Auguste Dupin. Quem nunca se sentiu alguma vez preso em uma fábula que não parece ter nenhuma solução? Os livros de mistério estão aí para envolver todas as pessoas no meio de histórias com enigmas indecifráveis e impossíveis. Então, se você quer aprender muito mais sobre esse estilo literário, continue lendo!

O mais importante

  • Os livros de mistério integram um gênero literário que se centra, tipicamente, na investigação de um caso que não tem uma resolução fácil ou evidente. A maioria das vezes se trata de um crime sem resolução, mas nem sempre esse é o único caso. A trama pode abordar também argumentos com elementos sobrenaturais, mágicos ou paranormais.
  • A atração dos livros de mistério mora, por um lado, no tom de suspense que marca o ritmo da história, onde geralmente a resolução do caso permanece oculta até o fim da história. Além disso, também tem como característica um perfil de personagens protagonistas que normalmente são detetives ou investigadores que demonstram uma forte sagacidade e sentido de lógica.
  • Para escolher bons livros de mistério, é preciso prestar atenção na história, no tipo de subgênero que apresenta o mistério (e que pode variar de acordo com os gostos), no perfil e obras dos autores, e logicamente, as recomendações daquelas pessoas que entendem muito do assunto.

Ranking: Os melhores livros de mistério do mercado

Dados os tempos frenéticos que se vive nas sociedades, está cada vez mais difícil de encontrar tempo para dispôr de momentos de leitura. Mas, às vezes, isso pode estar atrelado justamente ao próprio livro.

Os livros de mistério, por exemplo, são uma excelente opção para se aproximar de uma literatura de qualidade, de leitura rápida e de muitas emoções. Nessa seleção a seguir você ficará por dentro das melhores ofertas que existem no mercado.

1º – Box Sherlock Holmes

Sherlock Holmes é talvez o personagem dos livros de mistério mais famoso do mundo e um dos maiores protagonistas da literatura e do cinema, em geral. Criado pelo escritor Arthur Conan Doyle em 1887, ele e seu fiel escudeiro, Dr. Watson, são responsáveis por incontáveis aventuras e soluções dos casos mais impossíveis visto pela polícia britânica.

Esse box é essencial para todos aqueles fãs da saga, do tema ou até mesmo quem deseja começar no gênero e ama a literatura. Estão disponibilizados todos os 4 romances e 56 contos que Conan Doyle se utiliza de toda a sagacidade de Sherlock Holes para solucionar os mais espetaculares crimes e mistérios.

2º – Agatha Christie – Assassinato no Expresso Oriente

Agatha Christie é uma das escritoras referências do gênero no mundo todo e esse seu livro é certamente um de seus mais famosos títulos. No Brasil, inclusive, muitas escolas e universidades colocam Assassinato no Expresso Oriente como leitura obrigatória e logo nas primeiras páginas fica fácil de entender o motivo.

Utilizando de seu protagonista detetive Hercule Poirot, Agatha envolve o leitor em um complexo assassinato dentro de um trem que está parado devido uma forte nevasca, onde o assassino está a solta e qualquer pessoa passa a ser um suspeito ou suspeita em potencial.

3º – Carlos Ruiz Zafón – O prisioneiro do Céu

O escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón foi um grande responsável por fazer de Barcelona, uma já muito bem estabelecida cidade turística e badalada no mundo todo, um local sombrio e coberto de mistérios. Esse seu livro é um dos maiores campeões de venda do mundo e conta a história de Fermín Romero de Torres, alguém que, como o subtítulo da dedicatória feita para si, informa, voltou do mundo dos mortos.

Esse é uma trama que embora também explore assassinatos, vai além e utiliza diversos outros recursos do gênero, como a sobrenaturalidade, violência, romances tórridos e claro, muito mistério!

4º – Box As Aventuras de Robert Langdon

Dan Brown é certamente um dos principais autores dos livros de mistério do século XXI. Desde seu Código da Vinci, lançado no começo da década passada, passando por Anjos e Demônios e Inferno, o autor vem se consolidando cada vez mais na história da literatura mundial.

Quem investiga a série de acontecimentos misteriosos é um professor universitário e não mais um detetive policial. Robert Langdon conta com a ajuda de espetaculares e inteligentes mulheres, mas é o único personagem que percorre esses 4 romances do autor que estão nesse maravilhoso box: Anjos e Demônios, Inferno, O Código da Vinci e O Símbolo Perdido.

5º – Robert Galbraith – Branco Letal

Robert Galbraith é certamente um dos escritores mais expoentes dos livros de mistério da atualidade e desde seu O Chamado do Cuco, vem se destacando e encantando cada vez mais os leitores. Na volta da saga do detetive particular Cormoran Strike e sua ex-secretária e agora sócia da agência de investigações particulares, Robin Ellacott, ambos estão envoltos na investigação da denúncia de um possível assassinato de uma criança.

Em uma história extremamente intrigante que leva os protagonistas e o leitor até mesmo para uma gigantesca sala embaixo do parlamento britânico, a trama é capaz de fazer qualquer um prender a respiração.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre os livros de mistério?

Não existe nada melhor do que bons livros de mistério para serem lidos nos momentos livres, ou melhor ainda, quando chegam as férias. Não importa se você prefere mais a parte de resolução de crimes ou a parte do suspense de terror, o certo é que o gênero do mistério tem uma grande qualidade e se adapta a muitos gostos.

Se você quer aprender ainda mais sobre suas possibilidades, siga lendo essas próximas seções.

Homem lendo livro.

Os livros de mistério buscam constantemente prender o leitor para que esses não percam de vista as pistas da situação a ser resolvida. (Fonte: Kantver: 54433012 / 123rf.com)

O que exatamente são os livros de mistério?

Os livros de mistério são aqueles que geram incerteza, intriga e surpresa no leitor devido ao desenvolvimento de casos ou argumentos que aparentemente não possuem soluções.

No geral, esse gênero apresenta uma situação onde muitas ações não têm explicação e o leitor deve acompanhar a narração para que, pouco a pouco, o mistério seja desvendado.

Qual a temática geralmente desenvolvida nos livros de mistério?

Provavelmente, a temática mais desenvolvida e usada pelos livros de mistério sejam os crimes. Em poucas palavras, as histórias consistem na exploração de algum tipo de crime (roubo, assassinato, sequestro) que está cercado de circunstâncias inexplicáveis ou estranhas. O objetivo da narração se orienta a analisar pistas que aproximam o leitor do esclarecimento dos fatos.

Entretanto, essa não é a única temática. Os livros de mistério também incluem tramas com elementos sobrenaturais, ou seja, com fenômenos que não podem ser compreendidos através da razão ou dos sentidos.

Em resumo, esse gênero trata com temas que não são evidentes, portanto, o leitor deve geralmente esperar até quase o final da história para descobrir, se houver, a verdade.

Agatha ChristieEscritora britânica

“A melhor dica para um bom romance policial é: o detetive nunca deve saber mais que o leitor.”

Qual estilo de escrita é geralmente colocado em prática na construção dos livros de mistério?

Se a análise se resumir aos livros clássicos do gênero, é possível afirmar que o estilo se caracteriza por ser algo ágil e ameno. Isso se deve ao fato que os livros de mistério buscam constantemente prender o leitor para que ele não perca de vista as pistas das ações ou o caso a ser resolvido, a identidade dos personagens e o desenvolvimento dos fatos que aproximam a história de uma solução.

O estilo de narração desses livros são cheios de diálogos, ações repetitivas e descrições relativamente curtas (ou suficientes para que se compreenda os fatos). O tom geralmente é marcado pelo suspense, refletindo em frases curtas e capítulos que são sempre concluídos com cliffhangers (recurso narrativo) para demorar o máximo possível para a elucidação do mistério.

Quais são os personagens típicos dos livros de mistério?

Se a análise permanecer mais uma vez apenas nos livros de mistério que tratam sobre crimes, o mais habitual é que os personagens principais sejam os detetives e os vilões.

Os detetives podem ter os mais variados perfis, mas todos, em algum momento, mostram grandes capacidades investigadoras e uma sagacidade fora do normal para conseguirem desenroscar casos e mistérios que até então pareciam impossíveis.

Os detetives mais famosos, como Sherlock Holmes ou Hércules Poirot, possuem também alguns traços de personalidade muito excêntricos, o que os converte em personagens muito atrativos para os leitores.

Em outros casos, os protagonistas não são detetives, como é o caso de Miss Marple, a idosa solteirona criada por Agatha Christie e que se destaca por sua curiosidade e observação.

Homem sentado lendo.

Nos personagens dos livros do gênero suspense, o protagonista geralmente é uma pessoa comum que luta contra um vilão poderoso ou uma situação desesperadora. (Fonte: Finwal81: 45110703 / 123rf.com)

Sejam detetives, investigadores privados, membros da polícia ou simples pessoas de vidas comuns, todos os protagonistas são personagens cuja missão é esclarecer os enigmas da história ou, pelo menos, oferecer uma justificativa aproximada do que ocorreu.

Geralmente eles também possuem colaboradores ou ajudantes que os auxiliam a recolher pistas e fazer descobertas pontuais sobre o caso.

Um livro de mistério é a mesma coisa que um suspense?

Como já foi percebido, o mistério é um gênero difícil de limitar a apenas uma categoria pré-estabelecida. Às vezes, os romances misturam elementos de diferentes gêneros. Os livros de suspense compartilham muitos elementos usados nos livros de mistério, mas não são exatamente iguais.

Na tabela a seguir vários gêneros que podem ser confundidos serão caracterizados:

Gênero Natureza Personagens Leitor Estilo
Livros de mistério Cria incertezas e gerar expectativas. Resolve uma pergunta, caso ou investigação aparentemente impossível. Pode haver elementos sobrenaturais Em um crime, se trata quase sempre de um vilão perseguido por um detetive ou investigador Leitor e o protagonista vão descobrindo juntos as pistas do caso Ágil, ameno. Diálogos, muita ação. Tom de suspense
Thriller Derivado do verbo thrill (comover, emocionar). Gera uma mistura de emoções de uma maneira constante O protagonista geralmente é uma pessoa comum que luta contra um vilão poderoso ou uma situação desesperadora O leitor é onisciente (sabe tudo o que está acontecendo na narração) O fio condutor é a ação e as descrições de situações extremas. Não é obrigatório ter suspense
Livros de suspense Manter o leitor com expectativas em um estado de tensão e ansiedade Assim como no mistério, pode ser um crime com vilão e detetive. Às vezes, retrata um grupo de personagens (crianças ou jovens) em busca de algo ou alguém. As vítimas ganham protagonismo O leitor possui mais informação que o protagonista. Não o acompanha na descoberta do mistério Tom é ágil e carregado de emoções, com cenas de perigo. Descreve mais as vítimas que os outros personagens
Hard-boiled Literalmente “cozido até endurecer”. Apresentam cenários com componentes sem pudores: violência extrema, sexo explícito, corrupção Detetive duro (hard boiled), rude, que enfrenta situações fortes O leitor sente na própria carne a violência explícita que o protagonista atravessa e o acompanha Estilo duro e mórbido. Às vezes, é publicado no formato de pequenas histórias pulp
Livros de terror Despertam no leitor emoções relacionadas ao medo. Geralmente existem elementos sobrenaturais ou paranormais Os personagens são muito variados e podem ser desde visitantes de uma casa mal-assombrada até monstros que devoram crianças em um pequeno povoado O leitor é exposto à situações de grandes mudanças e reviravoltas na trama para causar uma forte impressão Estilo macabro, de suspense e de terror psicológico

Os livros de mistério são feitos apenas para os adultos?

Com certeza não! Existem muitas ofertas de livros de mistério feitos também para as crianças. Inclusive existem muitas obras que são direcionadas a várias idades e todos podem desfrutá-las igualmente. Também existem casos de sagas que vão crescendo em complexidade.

Um exemplo disso é Harry Potter, uma série cujos primeiros livros (e filmes) tendiam a algo mais infantil, mas, na verdade as últimas edições dos livros (e filmes) foram voltados mais para o público adulto.

Qual a extensão dos livros de mistério?

Não é fácil generalizar sobre a extensão dos livros de um gênero tão amplo como esse. Os títulos mais clássicos, que provém do século XIX e princípios do século XX, por terem sido publicados em folhetins ou jornais, geralmente são mais curtos (no máximo, 250 páginas).

Esse é o caso dos romances escritos por Agatha Christie, os contos de Edgar Allan Poe e alguns contos também de Conan Doyle.

Entretanto, ao longo das últimas décadas, alguns livros de mistério conseguiram muito êxito comercial mesmo sendo realmente muito extensos. Um grande exemplo disso são os livros de Stephen King ou Joël Dicker (mais de 800 páginas).

É importante considerar que uma história extensa não quer dizer, necessariamente, que precisará de muito tempo de leitura, pois, o estilo de escrita normalmente é muito ágil.

Stephen KingEscritor americano

“Os bons livros de mistério são aqueles que não empacam no mistério e que por isso nos faz ler cada página com mais e mais interesse.”

É melhor ler livros de mistério no formato impresso ou eletrônico?

Essa é uma questão relativa que tem mais a ver com os gostos pessoais de cada leitor. Cada formato tem suas vantagens e desvantagens e às vezes, pode depender de uma situação em particular.

Se você está viajando, o formato eletrônico é mais cômodo por questões de peso e espaço. Mas, se você está lendo tranquilamente em casa, talvez possa preferir realmente a inigualável experiência do formato de papel tradicional.

Critérios de Compra

Os livros de mistério podem ser grandes aliados para os momentos livres ou dias de férias e folgas. A oportunidade de se desconectar das obrigações diárias e submergir em uma história apaixonante e intrigante é sempre bem-vinda.

Porém, para que você escolha um bom exemplar, é recomendável prestar bastante atenção a certos critérios de compra que são muito úteis.

  • Autores
  • Editorial
  • Extensão
  • Temática
  • Recomendações e crítica

Autores

Saber quem é o autor dos livros de mistério que deseja comprar é sempre uma garantia de uma boa aposta. Isso não quer dizer que você não deve experimentar com novos escritores ou dar uma oportunidade para aqueles que não são tão conhecidos.

Mas, se você não tem muito tempo para escolher, optar por um romance de Agatha Christie ou Conan Doyle é a certeza de ter um livro atraente e de qualidade nas mãos.

Homem lendo livro na natureza.

O gênero terror geralmente desperta no leitor emoções relacionadas com o medo. (Fonte: Miss_j: 30749104 / 123rf.com)

Editorial

Os editoriais dos livros de mistério são fundamentais. Em primeiro lugar porque as melhores editoras cuidam muito bem do layout, do design, do espaçamento entre as linhas e as imagens, e de outros detalhes mais que facilitam a vida dos leitores.

No caso dos livros de mistério estrangeiros, além disso tudo citado anteriormente, algumas editoras, como a Companhia das Letras e a L&PM, garantem traduções confiáveis.

Extensão

Já foi dito que a extensão dos livros de mistério não é uma regra comum a todos e baseada em um só mesmo volume ou média de páginas. Entretanto, de acordo com seu gosto pessoal e o tempo que possui para a leitura, é preciso considerar a extensão do livro antes de realizar sua compra.

Afinal, muito provavelmente você também pensa que não é a mesma coisa ter que ler um livro pequeno de 200 páginas no meio de suas férias na praia, do que um exemplar de 1.200 páginas.

Temática

Foi visto anteriormente que os livros de mistério podem tratar sobre diferentes temáticas. Isso obriga você a ter que fazer um exercício interior para descobrir que tipo de história prefere (embora sempre seja saudável provar temáticas novas).

Isso é importante porque na hora da busca pelos livros de mistério, talvez eles possam aparecer agrupados com outros livros de temáticas similares e você precisará escolher o que mais deseja ler no momento.

Recomendações e críticas

Logicamente, para que você consiga escolher alguns bons livros de mistério é necessário prestar atenção à opinião dos especialistas em literatura, aos críticos e as resenhas que são publicadas em diversos meios.

Muitas vezes, graças as recomendações se pode ter uma antecipação sobre como é o livro, ou alguma ideia sobre o autor ou mesmo opiniões bem fundamentadas que influenciam sua decisão.

Resumo

Os livros de mistério são histórias de casos ou situações caracterizadas por intrigas, segredos ou questões inexplicáveis. Eles têm o objetivo de gerar incertezas e tensão no leitor, que se encontra preso em uma trama seguindo passo a passo as mais diferentes pistas. Esses livros desejam manter o leitor atento, por isso, jogam com as expectativas e com a ansiedade.

A temática mais recorrente desses livros de mistério são as cenas de crimes, onde tipicamente aparece um detetive com uma personalidade bastante singular e um vilão cuja identidade permanece oculta até o final do livro. Como leitores, acompanha-se o detetive ou investigador em seu processo lógico para desvendar o mistério. Esses livros possuem diversas extensões e podem ser específicos para adultos, jovens, crianças ou público geral.

Se você gostou desse artigo, o compartilhe entre seus contatos para que outras pessoas também conheçam mais profundamente tudo o que há para saber sobre os livros de mistério. Certamente, muitos podem fazer um bom proveito dessas informações antes de realizar a próxima compra de livros. Se você também quiser, pode nos deixar um comentário e responderemos muito em breve!

(Fonte da imagem destacada: Olegdudko: 43200205 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
43 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...