Escolher o monitor certo para o seu computador pode ser não ser uma das tarefas mais fáceis. O mercado hoje em dia conta com uma enorme variedade de modelos com as mais variadas faixas de preços. Por este motivo, é bem normal que você se sinta um pouco perdido na hora de escolher o modelo certo. É fundamental que você decida com calma e reflita bastante antes de tomar a sua decisão.

Talvez o que você esteja buscando seja o monitor principal do seu computador desktop. Ou você precise de um modelo que seja a segunda tela do seu notebook. Em qualquer um dos casos, é essencial que você saiba exatamente para que você precisa do seu monitor. Mas não se preocupe, o objetivo principal deste guia é ajudar você a tirar todas suas dúvidas na hora de escolher o melhor monitor de 2019.

O mais importante

  • Um dos aspectos mais importantes na hora de escolher um bom monitor é a sua finalidade. Para quê você irá usar o monitor? Quando tiver a resposta bem clara para esta pergunta, já terá percorrido um longo caminho em busca do monitor ideal. Se você pretende usar o monitor para jogos, é essencial que ele não produza distorções nas imagens em movimento.
  • A resolução do seu monitor é outra característica fundamental que deve ser cuidadosamente considerada. Esse aspecto terá uma enorme influência na qualidade da imagem que você verá. Uma das resoluções mais populares é a chamada Full HD, embora a 4K esteja crescendo de forma rápida e constante. A resolução também está condicionada à finalidade do seu monitor.
  • O tamanho do monitor é um dos critérios básicos de compra. Ele está diretamente ligado aos dois aspectos que mencionamos acima. A resolução apropriada para o seu monitor está, em partes, condicionado ao seu tamanho. Da mesma forma, dependendo do uso que você fará, algumas dimensões serão mais adequadas que outras.

Ranking: Os melhores modelos de  monitor do mercado

A missão de escolher um bom monitor com um bom custo-benefício pode parecer algo difícil. Porém, nosso objetivo aqui é oferecer toda a ajuda possível através de muita informação e dicas preciosas. Mais adiante, vamos abordar os aspectos e critérios mais importantes deste dispositivo tão essencial. Mas antes de tudo, apresentamos o ranking que montamos com os melhores monitores do mercado em 2019.

1º – Monitor LG 25UM58

Considerado de origem como um modelo gamer, este monitor vem ganhando cada vez mais espaço entre usuários em geral, em virtude da série de benefícios, qualidade aliados a um investimento bastante justo. Disponível em tamanhos de 25 e 29 polegadas com resolução Full HD, o modelo tem tela Ultrawide 21:9 e painel tipo IPS.

Outro diferencial são as cores mais vivas e reais, tanto para jogos e filmes, quanto para os trabalhos gráficos mais exigentes. Ele conta com a função Black Stabilizer, que é muito útil na hora de identificar um objeto e a tecnologia Screen Split, que divide a tela em múltiplas seções para diferentes trabalhos e reajusta a janela à tela. O tempo de resposta é de 5ms, conta com pedestal, conexões HDMI e entrada para auto falante e fone de ouvido.

2º – Monitor Dell U2718Q

Um monstro em resolução e disparado um dos melhores modelos de monitor para quem vai utilizá-lo para o trabalho. O investimento não é dos menores, mas a tela de 27 polegadas, a resolução 4K (3.480 x 2.160) e a ampla conectividade fazem muitos usuários bancarem o preço e saírem satisfeitos.

O relato é de várias tarefas sendo realizadas de forma simultânea e confortável, com nitidez até quatro vezes superior a um modelo Full HD. A tecnologia Dell HDR (High Dynamic Range) projeta imagens com profundidade e realismo surpreendente. O modelo conta com suporte totalmente ajustável e alta durabilidade e conectividade, com entradas display port, mini display port, HDMI e cinco portas USB.

3º – Monitor AOC Gamer LED 24″

Este é talvez o modelo de monitor gamer com melhor custo benefício, se formos considerar o investimento que ele exige e o que ele oferece em troca. Trata-se de um monitor de 24 polegadas, com resolução Full HD, tempo de resposta ultrarrápido de 1ms e 75Hz de taxa de atualização.

Algumas tecnologias focam no conforto e na jogabilidade, como AMD FreeSync, que proporciona uma melhor comunicação entre o monitor e sua placa de vídeo, evitando imagens puladas e quadros tremidos. A base também é ergonômica e ajustável e o monitor é bastante leve, pesando menos de 5 kg.

4º – Monitor LG LED 19,5″

Nosso ranking encerra com uma indicação de modelo bastante acessível e com excelente relação custo-benefício. Este monitor da LG traz algumas funções ideais para o trabalho do dia a dia, como o Reader Mode, o modo de leitura que reduz a cor azul das imagens, protegendo a visão e oferecendo uma condição agradável para leitura.

A tela de LED de 19,5 polegadas no formato 16:9 e com tempo de resposta de 5ms. O monitor pesa somente 2 kg e tem modo de redução no consumo de energia sem diminuir a qualidade de imagem. Ponto negativo fica pela conectividade, já que não dispõe de entrada HDMI.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre um monitor

Antes de comprar o primeiro monitor que você encontrar, é necessário refletir e avaliar com bastante calma alguns aspectos. Por exemplo, você precisa levar em consideração as características do seu dispositivo para tirar o máximo de proveito dele. Mas não é só isso. Nesta seção, iremos responder as principais perguntas que podem surgir na hora de escolher o melhor equipamento.

Homem trabalhando em frente ao monitor.

Você deve levar em consideração as características do seu equipamento para tirar o máximo proveito do seu monitor. (Fonte: Wavebreak media: 1619713 / 123rf.com)

O que é o tempo de resposta de um monitor?

O tempo de resposta de um monitor refere-se à velocidade com que um pixel muda de uma cor para outra. Este é um parâmetro que é medido em milissegundos (abreviado, ms). Quanto menor o tempo de resposta, mais rápido o pixel colorido será alterado. Esse recurso afeta, entre outras coisas, a nitidez da imagem exibida na tela.

O tempo de resposta afeta especialmente as imagens com movimentos rápidos. Se o monitor tiver um tempo de resposta baixo, evitará distorções ou imagens tremidas nesses movimentos bruscos. Se você for usar o seu monitor para jogar videogames ou assistir filmes, este é um fator especialmente importante. Alguns monitores atingem 1 ms de tempo de resposta.

O que é a resolução de um monitor?

Para explicarmos de forma bastante simples e resumida, a resolução é o número de pixels que um monitor tem a capacidade de representar. Quando nos referimos à qualidade, apresentamos dois números. Essas duas figuras, por exemplo, 1920 x 1080, referem-se aos pixels que ele é capaz de reproduzir.

Para este exemplo específico, 1920 seria o número de pixels que o monitor representa de largura. Por outro lado, 1080 refere-se a pixels verticais, ou a quantidade de quadros de altura. Portanto, no caso de um monitor em que primeiro número variou, por exemplo de resolução 2560 x 1080, significa que a tela é mais panorâmica que os outros modelos.

Stanely KubrickRoteirista e diretor de cinema

“A tela é um meio mágico. Tem tanto poder que pode manter o interesse, pois transmite emoções e humores que nenhuma outra forma de arte pode transmitir.”

A resolução de um monitor, no entanto, não é determinada pelo seu tamanho, muito embora esteja relacionada a este aspecto. Um monitor grande, mas com baixa resolução, fará com que a imagem pareça muito grande. E vice-versa: um monitor pequeno, mas com alta resolução, fará a imagem parecer muito pequena. É importante encontrar equilíbrio entre os dois parâmetros.

Qual é a proporção de um monitor?

A proporção (também conhecida como aspect ratio, em inglês) é a relação entre a altura e a largura de um monitor. É um parâmetro que está diretamente ligado à resolução, sobre o qual falamos no ponto anterior. Existem diferentes proporções, embora o mais comum seja 16: 9.

Por exemplo, uma tela Full HD, ou seja, 1920 x 1080 pixels, teria essa proporção. Em outras palavras: para cada 9 pixels verticais, existem 16 pixels horizontais. Outra proporção cada vez mais utilizada é a de 21: 9, que é mais panorâmica.

Steven SpielbergCineasta

“Tela grande, tela pequena: o que realmente importa para mim é que haja uma grande história por trás disso e todos devem ter acesso a grandes histórias.”

É interessante entender que a proporção não irá afetar a qualidade da imagem. Vamos selecionar dois exemplos, um monitor com resolução de 1920 x 1080 e outro cuja resolução seja 7680 x 4320. Ambos têm uma proporção de 16: 9. No entanto, o segundo teria maior qualidade de imagem. O uso de monitores com proporção 4: 3 está entre os mais difundidos e populares dos últimos anos, embora atualmente esta popularidade esteja caindo.

Vantagens
  • Oferece um campo de visão maior
  • Dependendo do modelo, pode-se dividir o monitor em diferentes áreas de trabalho
  • Proporciona uma experiência mais realística e satisfatória para videogames
Desvantagens
  • Por conta do design panorâmico costumam ocupar mais espaço
  • Geralmente são mais caros quando comparado com outros modelos

O que é a taxa de contraste de um monitor?

A diferença entre o pixel mais brilhante e o pixel mais escuro em um monitor é chamada de taxa de contraste. Em outras palavras, é variação entre o brilho máximo e o brilho mínimo que a tela produz, comparando uma imagem totalmente clara com uma imagem completamente escura.

Por exemplo, uma taxa de contraste de um monitor 1000: 1 significa que o pixel mais branco é mil vezes mais brilhante que o pixel mais escuro. Quanto maior for a diferença, mais contrastadas serão as imagens e maior será a taxa de contraste do monitor.

Precisamos destacar aqui que existem dois tipos de taxa de contraste: estática e dinâmica. No primeiro, todo o brilho da tela muda ao mesmo tempo. É adequado para trabalhos com imagens estáticas. Com contraste dinâmico, nas imagens em movimento, o brilho muda de acordo com as da tela. É um parâmetro que afeta os detalhes e a qualidade da imagem.

Por que eu preciso de um bom monitor?

É importante saber como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício no mercado. Porque é através dele que você irá visualizar todas as atividades que faz com o seu computador. É essencial escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades, seja para lazer ou trabalho.

É fácil cair na armadilha e ser seduzido por certos monitores que, aparentemente, apresentam melhores especificações. No entanto, o monitor com dimensões maiores pode não ser apropriado para você. Ou que a resolução que ele oferece não corresponda ao seu tamanho. Por tudo isso, será útil dedicar alguns momentos para refletir antes de comprar.

Mulher trabalhando.

Os monitores IPS fazem parte dos famosos painéis LCD. (Fonte: Mark Bowden: 31051618 / 123rf.com)

O que é um monitor IPS?

Os monitores IPS (sigla em inglês para In-Plane Switching) fazem parte da família dos conhecidos painéis de LCD (Liquid Crystal Display). As telas IPS incorporam uma série de cristais líquidos cuja função é evitar vazamentos de luz. A rigor, um monitor IPS é um LCD com uma camada traseira de lâmpadas LED.

Os painéis do tipo IPS são especialmente adequados para imagens que mostram movimentos rápidos. Com essa tecnologia, as distorções são evitadas, em um videogame ou em um filme, por exemplo. Além disso, um monitor IPS fornece uma exibição em cores mais precisa. Por fim, este tipo de monitor possui um espectro maior de ângulos de visão.

Critérios de Compra

Monitores são dispositivos de grande importância para os computadores. Não importa se você precisa dele para o trabalho ou para o lazer em geral, ou determinados jogos. É essencial, em qualquer caso, considerar certos aspectos antes de tomar a decisão final. Esses são alguns dos critérios mais importantes na escolha do melhor monitor de 2019.

  • Finalidade
  • Design
  • Resolução
  • Conectividade
  • Tamanho e suporte

Finalidade

Esse aspecto condicionará todas as decisões que você tomar em relação a qual monitor escolher. Portanto, você deve ter clareza sobre qual uso dará ao monitor. Deseja-o para um trabalho genérico ou específico? Se, por exemplo, seu campo de trabalho for edição de fotos, você deverá obter uma tela que reflita as cores da maneira mais fiel possível.

Por outro lado, se você está procurando uma tela focada no mundo dos videogames, considere outros parâmetros. Por exemplo, com uma boa taxa de contraste dinâmico e uma alta taxa de atualização. Para os amantes de filmes e séries, um monitor com uma boa resolução será a opção mais apropriada.

Se quero… Devo comprar…
Jogar videogames Um monitor com alto contraste dinâmico
Ver filmes e séries Um monitor com boa resolução
Editar fotografia Um monitor com elevado contraste estático e que reflita de maneira fiel as cores

Design

Você deve ter em mente que a tela que escolher ocupará um espaço considerável onde quer que a coloque. Portanto, ele deve ter um design atraente que esteja em harmonia com o ambiente. Isso influenciará a cor e a forma. No entanto, mais importante do que isso é, por exemplo, sua espessura.

A espessura da tela determinará amplamente o espaço que ela ocupará em sua mesa. No entanto, existem modelos cada vez mais finos no mercado. Por outro lado, as bordas do monitor não devem ser negligenciadas. A tendência é torná-los cada vez menores. Isso é positivo se, por exemplo, você tiver em mente o uso de vários monitores conectados.

Resolução

A resolução de um monitor não é uma questão menos importante. É indispensável alcançar o equilíbrio entre esse aspecto e o tamanho da tela. O mais comum é que os monitores hoje possuem pelo menos uma resolução de 1920 x 1080. Ou seja, Full HD.

Obviamente, existem monitores com uma resolução mais alta. Cada vez mais o uso de 4K está aumentando, isto é, 3840 x 1440. Para aproveitar ao máximo sua capacidade, seria aconselhável usar monitores de 24 polegadas para cima. A resolução está intimamente relacionada ao uso da tela que você fará. Para videogames e filmes, é recomendável uma alta resolução.

Conectividade

O sistema principal para conectar um monitor a um computador é através de um cabo HDMI. No entanto, algumas telas também incorporam a possibilidade de conexão via portas VGA. Outros modelos oferecem a opção de fazê-lo usando um cabo USB Tipo C. Observe que, normalmente, os monitores não incluem um cabo para cada uma das possibilidades.

Além da conexão entre o monitor e o computador, vale a pena observar outras conexões do dispositivo. Ter saída de áudio pode ser interessante se você não quiser conectar os alto-falantes ao computador. Alguns modelos têm duas portas HDMI; no caso de além do computador, você desejar conectar outro dispositivo, como um Chromecast.

Tamanho e suporte

Existe uma grande variedade de tamanhos de monitor no mercado. Esse parâmetro, juntamente com a resolução, é o que determinará o preço da tela que escolher. Portanto, leve em conta o local onde irá colocá-lo, em cima da mesa ou preso a uma parede. Alguns monitores excedem 40 polegadas de tamanho.

Quanto ao suporte, isso depende da estabilidade do monitor. Alguns usuários acham atraente que a altura possa ser ajustada ou que possa ser girada. Há também a possibilidade de se inclinar para frente ou para trás. Embora seja um acessório que pode ser adquirido separadamente, o ideal é que o monitor inclua um que atenda às suas expectativas.

Resumo

O monitor é um complemento essencial que deve ser escolhido com cuidado. Através dele, você irá visualizar todas as atividades que realiza no seu computador. Não importa se você quer ele para trabalhar, se divertir ou fazer atividades genéricas. Dedicar tempo para escolher o que melhor se adapta às suas necessidades ajudará você a obter melhor desempenho a longo prazo.

Lembre-se de considerar aspectos como dimensões, resolução e proporção. E não esqueça que o monitor mais caro não é necessariamente o melhor para você. Isso vai depender do equipamento que você possui e, como já dissemos, do uso que você vai aplicar. Depois de analisar um pouco, não será difícil encontrar o melhor monitor.

Se, com este guia, ajudamos você a ver as coisas mais claras, não esqueça de compartilhar essas dicas em suas redes sociais. Você nunca sabe quem pode precisar delas!

(Fonte da imagem destacada: Dotshock: 70548847 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
37 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...