O óleo de melaleuca tem sido usado desde a antiguidade para tratamentos de problemas na pele. Contudo, suas aplicações medicinais vão muito mais além. Sua origem vem da Austrália, onde os nativos ali o usavam para tratar vários tipos de infecções, tanto na pele como no sistema respiratório.

Além disso, o óleo de melaleuca tem propriedades que também servem para fins cosméticos. O ideal é conhecer bem o produto. Por este motivo, este artigo vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre o óleo de melaleuca para que seja feita a melhor compra possível.

O mais importante

  • O óleo de melaleuca pode ser passado em todo tipo de pele, embora seja mais adequado para peles com espinhas, acne, poros obstruídos ou imperfeições.
  • Também pode ser aplicado em cabelos secos, oleosos e com caspa.
  • Existem alguns que são especiais para aromatizar e condimentar pratos e bebidas.

Ranking: Os melhores tipos de óleo de melaleuca do mercado

Confira nesta seção uma seleção com os melhores óleos de melaleuca do mercado. Também, veja à frente um resumo com as principais características dos produtos para facilitar a comparação entre eles. Assim, você poderá escolher qual é o melhor para você e fazer a melhor compra possível.

1º – Óleo essencial de melaleuca Now

Óleo essencial de melaleuca com lavanda é um dos mais vendidos da Amazon. Ele é 100% puro e natural. Seu frasco é de vidro e contém 30 ml. Os benefícios do óleo essencial de melaleuca para o corpo: seu uso mais importante é ajudar o sistema imunológico a combater doenças infecciosas. É um óleo extremamente anti-séptico e ajuda a liberar as toxinas do organismo através do suor. Uma massagem com este óleo de melaleuca antes de uma cirurgia ajuda a fortalecer o organismo.

2º – Óleo essencial de melaleuca Via Aroma

Óleo de propriedades antifúngicas, antibacterianas, antibióticas e antissépticas. Além disso, ele auxilia no alívio dos sintomas de ansiedade e tristeza. A Via Aroma recomenda a utilização dos óleos essenciais no aromatizador elétrico. Para outros tipos de utilização, procure a orientação de um profissional habilitado e especializado em aromaterapia.

3º – Óleo essencial de Melaleuca Alternifolia (tea tree) Chamed 100% puro

O óleo de melaleuca, possui propriedades que contribuem para controle de micoses, acne e infecções da pele e unhas, infecções ginecológicas, afecções bucais como gengivites e aftas. O óleo essencial da Melaleuca Alternifolia apresenta benefícios purificantes e fortificantes aos pulmões, inclusive afastando as sistemas psicológicos, como angustias e compulsões.

4º – Óleo de melaleuca tea tree 100% puro Pro Unha

Este óleo essencial de melaleuca é um agente antibacteriano e antifúngico que age também como estimulador nas defesas do organismo. Seu uso tem um excelente resultado como antisséptico, alivio de problemas causados por frieiras, micoses de unha e ferimentos em geral. Os ácidos contidos neste óleo de melaleuca são três vezes mais potentes que outros ácidos utilizados para matar fungos e bactérias.

Guía de Compra: O que você precisa saber sobre o óleo de melaleuca

Algo muito importante de se fazer antes de comprar um óleo de melaleuca é conhecer as principais características deste produto. A seguir, você verá as informações mais relevantes sobre esse óleo. Também, vai conferir as respostas às perguntas mais frequentes feitas pelos consumidores.

Homem passando óleo no rosto depois do banho.

Misturar algumas gotas do óleo de melaleuca em um creme comum cria um produto muito eficaz contra a acne. (Fonte: Tomas Anderson: 36958743 / 123rf.com)

O que é exatamente um óleo de melaleuca?

O óleo de melaleuca também pode ser chamado de óleo de tea tree. Ele é um óleo essencial que vem do vapor de folhas de melaleuca, uma árvore australiana. Quando aplicado na pele, acredita-se que este produto seja antibacteriano. Ele pode ser usado para tratamento de acne, pé-de-atleta ou em piolhos.

foco

O produto é comercializado como óleo bem como produto de venda livre para pele, como sabões e loções. Contudo, não pode ser ingerido por via oral, pois pode provocar sintomas graves.

Quais são as propriedades cosméticas do óleo de melaleuca?

O óleo essencial de melaleuca tem um alto poder de penetração na pele. Se for misturado com algumas gotas em um creme comum, se torna um produto muito eficaz contra a acne. Ele também pode ser usado em cabelos oleosos e secos, pois regula as glândulas sebáceas do couro cabeludo. Como pode ver, ele tem diversas propriedades.

Sua ação antifúngica ajuda a combater a caspa ao colocar algumas gotas do óleo em seu shampoo convencional. Ele é usado para diminuir a coceira e a irritação do couro cabeludo, assim como para a prevenção contra piolhos. Por fim, estimula a microcirculação cutânea.

Imagem de pote de óleo.

A melaleuca é comercializada como óleo e também em muitos produtos para a pele de venda livre, como sabão e loção. (Fonte: Amylv: 96271795 / 123rf.com)

Para que serve o óleo de melaleuca?

O óleo de melaleuca é um produto que tem grande poder antibiótico e antisséptico, fato provado em diversos estudos oficiais. Se você fizer uma rápida pesquisa na internet, verá suas inúmeras formas de usar. A seguir, confira uma lista com os principais benefícios do óleo de melaleuca.

Problema Benefícios
Feridas É bom aplicar gotas de óleo puras sobre o machucado
Verrugas Para eliminar as indesejáveis verrugas e não ter que queimá-las ou recorrer à cirurgia, pode ser aplicada toda noite uma gota do óleo essencial sobre a verruga e tampá-la com uma gaze. De manhã, remova a gaze e deixe descansar durante o dia. A duração do processo depende da condição da verruga
Cabelo Regula a atividade das glândulas sebáceas, portanto serve especialmente para cabelos oleosos. Também ajuda a combater o fundo que causa a caspa por sua função fungicida
Pediculose Remédio muito eficiente contra piolhos. Primeiro é preciso lavar o cabelo com o shampoo usado normalmente. Depois, assim que enxaguado o cabelo, passar um pente com o óleo
Higiene corporal Este tipo de óleo é muito recomendável para pessoas que frequentam academia, piscinas ou qualquer outro tipo de lugar onde fiquem expostas a infecções
Conjuntivite Pode ser colocada uma gota de óleo em um copo com água fervida. Molhe um pedaço de algodão, esprema e coloque sobre a pálpebra por uns 20 minutos em cada olho
Aromaterapia O óleo de melaleuca fortalece o sistema imunológico. Portanto, se você pode eliminar as bactérias do ambiente ao usar um spray com um pouco do óleo
Acne A limpeza diária da pele é muito importante. Neste caso, use um algodão com água e uma gota do óleo. Aplique uma ou duas vezes ao dia
Gengivas inflamadas, garganta irritada ou dolorida Podem ser colocadas de três a cinco gotas do óleo em um copo e usá-lo para enxágue ou gargarejo duas vezes ao dia
Congestão nasal ou sinusite Podem ser usadas em inalação de cinco a dez gotas em um vaporizador, difusor de aromas ou em um recipiente com água fervente. É preciso tapar sua cabeça com uma toalha e fechar os olhos 
Alivia dores musculares Com apenas algumas gotas na banheira com água em temperatura agradável
Pós-barba ou depilação Pode ser aplicada uma pequena quantidade de óleo de melaleuca para cortes ou para eliminar as infecções e acalmar arranhões
Queimaduras menores ou de sol Coloque imediatamente gelo ou água fria para que se acalme a dor. Depois, aplique várias vezes o óleo de melaleuca sobre a queimadura para eliminar infecções. Continue o processo até que se for uma crosta. Assim que a crosta cair, siga o processo aplicando um pouco menos de óleo
Catapora, sarampo e rubéola Além do tratamento médico, o óleo de melaleuca pode ser usado para acalmar a coceira e acelerar a cicatrização. É preciso usar um vaporizador ou difusor de aromas enquanto durar a doença

Quais outras formas de usar o óleo de melaleuca?

Além de todos os outros usos comentado na tabela anterior, o óleo de melaleuca também pode ser aplicado de outras formas. Uma delas é que ele é muito seguro para animais, isto é, pode ser usado para combater carrapatos, pulga ou sarna. Em todos esses casos, apenas algumas gotas são necessárias.

Ele também pode ser usado para limpeza. É um bom produto para desinfetar e limpar superfícies, além de eliminar o mofo. Também pode ser usado ao lavar a roupa.

Além das conhecidas propriedades cosméticas e para a saúde, também serve como demaquilante. Uma das vantagens de seu uso neste processo é que ele não resseca a pele. A única coisa que precisa ser feita é diluir o óleo em um pouco de água e tirá-lo posteriormente com uma toalha.

Fazendo massagem.

O óleo de melaleuca tem muitas propriedades medicinais. (Fonte: Blueskyimage: 25678868 / 123rf.com)

Que preocupações devem ser tomadas ao usar o óleo de melaleuca?

Como já explicado ao longo deste artigo, o óleo de melaleuca tem benefícios muito cosméticos e de saúde muito valiosos. Ainda assim, é preciso saber como passá-lo corretamente pois seu mau uso pode ser prejudicial à sua saúde. Veja a seguir uma lista de precauções que precisam ser tomadas:

  • O óleo de melaleuca é de uso externo, não deve ser ingerido.
  • Por ser um produto altamente concentrado, apenas algumas gotas são necessárias.
  • É recomendado fazer uma prova de sensibilidade colocando algumas gotas do óleo no pulso e observando se produz alguma reação.
  • Se causar irritação, deve ser enxaguado com água e usar soluções diluídas ou descontinuar o uso.
  • Não pode ser usado diretamente em bebês, apenas se for diluído em água.
  • Não pode ser colocado em sua forma pura em recipientes de plástico ou em gelo seco.
  • O óleo é 100% puro.
  • Deve ser mantido a todo momento fora do alcance de crianças e em local fresco e seco.

Quais são as vantagens e desvantagens do óleo de melaleuca?

Agora que você já conhece as principais características do óleo de melaleuca, chegou a hora de conferir suas vantagens e desvantagens. É muito importante que observe a lista a seguir se você quiser conhecer os aspectos fundamentais a serem considerados ao comprar este produto. Por isso, leia com muita atenção.

Vantagens
  • Tem muitas propriedades medicinais
  • Pode ser usado como cosmético
  • É possível usá-lo em animais
  • Serve para limpeza
Desvantagens
  • Pode ser tóxico
  • Deve-se saber como usá-lo

Critérios de Compra

Quando for comprar um óleo de melaleuca, é importante que você leve alguns fatores em conta. Veja a seguir os pontos mais importantes e que devem ser considerados antes de comprar este produto. Garanta assim que a melhor decisão e escolha sejam feitas de acordo com sua demanda.

  • Qualidade
  • Quantidade
  • Produto ancestral
  • Opinião de especialistas

Qualidade

Como já comentado ao longo deste guia, a qualidade é um dos principais fatores. Saiba se este é um produto natural. Não é recomendado que compre um que contenha aditivos. Caso seja natural, confira os efeitos colaterais que pode ter.

Ainda é preciso prestar atenção se não é uma substância na qual você seja alérgico e que te cause alguma reação adversa. Por isso, é imprescindível que leia suas informações antes de comprar um.

Produtos de beleza sobre mesa.

O óleo essencial de melaleuca tem um alto poder de penetração na pele. (Fonte: Belchonock: 96512757 / 123rf.com)

Quantidade

Por ser um produto 100% puro, o recomendado é que se utilize em poucas quantidades para evitar danos à saúde. Por isso que não faz sentido comprar uma grande quantidade do óleo de melaleuca, já que não será usado por completo.

foco

Dica especial: compre primeiro uma pequena quantidade e veja como funciona.

Produto ancestral

Antes do surgimento das grandes marcas de cosméticos e produtos para cabelo, o óleo de melaleuca já era usado por aborígenes australianos, que conheciam suas inúmeras propriedades. Eles o usavam para diversos fins que nem podem ser imaginados. Se já faz tanto tempo que é usado, por que você também não deveria fazer isso?

O recomendado é que você encontre um óleo de melaleuca de Fairtrade (comércio justo), já que, além de ser maior qualidade, tem um impacto ambiental menor.

Homem correndo, sentiu o tornozelo.

É uma alternativa para tratar dores por lesões. (Fonte: Dolgachov: 37056215 / 123rf.com)

Opinião de especialistas

Os especialistas no assunto dizem que para usar de forma adequada, o primeiro passo é conhecer as contraindicações do produto. Por ser um produto contra infecções, deve ser evitado de todo modo que seja ingerido. Além disso, pode criar algumas reações em peles muito sensíveis, já que o recomendado é que o óleo seja diluído em outro líquido.

Também, os especialistas afirmam que reações alérgicas podem ocorrer em pessoas que têm mais essa tendência. É por isso que o aconselhável é que seja provado primeiro em pequenas gotas para ver se há reações. Ao comprar seu óleo, é importante que se informe sobre as avaliações de cada marca.

Resumo

O óleo de melaleuca é um produto que tem muitos benefícios, tanto cosméticos como medicinais. Ainda assim, como já comentado várias vezes neste artigo, o importante é saber bem como usá-lo e conhecer as suas contraindicações. Isto é, para fazer um bom uso, é fundamental se entenda todas suas características.

Se você pretende comprar um óleo de melaleuca, chegou a hora de escolher qual é o mais adequado para você. Leve em consideração tudo que foi explicado neste artigo para escolher o que mais atenda à sua demanda e se encaixe em seu perfil. O que está esperando para comprar seu óleo de melaleuca?

Se você gostou desse guia, compartilhe em suas redes sociais ou deixe seu comentário!

(Fonte da imagem destacada: Belchonock: 77478923 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
23 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...