O óleo para barba não só ajuda a eliminar a sujeira e prevenir o ressecamento, mas também proporciona a nutrição e a hidratação necessárias. Qualquer homem barbudo sabe que os pelos podem ficar emaranhados e que as pontas podem se tornar duplas, assim como acontece com os cabelos.

Então você escolhe: ou você usa um bom óleo para barba, ou corre o risco de um dia ser confundido com o personagem do filme Náufrago.

Você está deixando sua barba crescer pela primeira vez para economizar tempo em sua higiene pessoal? Caso sim, então você está cometendo um erro. Uma barba saudável, limpa e brilhante não vem do nada. Se você não cuidar da sua barba, pode sofrer com coceiras, caspa e pele seca.

O mais importante

  • Se você quer deixar a barba crescer e evitar o desconforto habitual disso – coceira, pontas duplas, caspa – o óleo de barba é a solução que você estava procurando.
  • A hidratação da barba é outra parte da rotina no cuidado diário com ela. A barba deve estar limpa e seca antes de receber o óleo.
  • O produto atua a partir da pele, para regular e controlar a secreção sebácea. Uma pele saudável é a base de uma barba saudável.
  • Você pode escolher o melhor óleo de barba para o seu tipo de pele e para o comprimento dela. Você também pode escolher aquela que tenha um aroma que você goste, ou um óleo sem perfume.

Ranking: O melhor óleo para barba do mercado

Na lista a seguir, você terá uma seleção dos melhores óleos de barba, considerando o ranking de vendas que cada um têm. Estas são as principais marcas do mercado:

1º – Óleo de Barba Cia da Barba

Esse óleo de barba promete realçar a cor e o brilho natural dela. É composto por um blend de 5 óleos 100% vegetais prensados a frio: amêndoas, monoi do tahiti (coco + monoi), argan, jojoba e macadâmia. O produto, de 30 ml, não contém silicone e é rico em vitamina E, que protege os fios contra os raios UV, poluição e outros agentes. Amacia, facilita o pentear e é indicado para todos os tipos de barba.

Todos os óleos que contêm esse produto são extraídos por processo a frio, garantindo que seus nutrientes não sejam alterados e, além disso, são 100% originais e puros. Os clientes destacam a qualidade do produto, que possui uma boa relação custo-benefício.

2º – Óleo de Barba Lúpulo Bastards Brewery, Cia da Barba

Esta edição especial “Lúpulo Bastards”, oferece maciez e brilho a sua barba. Possui ação desodorante, vitamina E, amêndoas, jojoba e macadâmia, para tratar sua barba e, também, deixá-la limpa e saudável.

É recomendado para todos os tipos de barba, possui ação antisséptica e anti-inflamatória, é antioxidante, protege contra os danos do sol e ajuda a barba a crescer, o que pode ser uma excelente opção se está é sua intenção. O produto não contém silicone, corante ou parabenos, apenas óleos vegetais 100% puros. Os consumidores ressaltam a fragrância do produto como um diferencial.

3º – Óleo para Barba Men Ipa, Urban

O óleo para barba “Men Ipa” da Urban Men, uma submarca da Farmaervas, promete hidratação, maciez, brilho e, além disso, oferece um perfume agradável. De toque seco, esse produto impede a sensação de pele oleosa. Sua fórmula contém extratos de lúpulo, cevada, óleo de café e vitamina.

Recomenda-se de 3 a 5 gotas do óleo em cada aplicação, de acordo com o comprimento da barba. O produto é para todos as barbas, curtas e longas. Possui um excelente custo-benefício e promete não decepcionar aqueles que buscam o visual lenhador. Vem em frascos de 30 ml.

4º –  Óleo Para Barba Conexão Oil, Macho-Lândia

O Conexão Oil da Macho-Lândia é um óleo desenvolvido com ingredientes nobres, como óleo de cravo, babosa, óleo de buriti, erva mate, óleo de cedro e óleo de argan, que juntos, garantem uma barba bem nutrida e hidratada. O produto oferece proteção contra fungos e disciplina os fios.

Utiliza nanotecnologia em sua formulação, para promover uma absorção rápida e eficiente, o que resulta em uma barba sem oleosidade. Possui um aroma agradável e vem em um frasco de 50 ml, favorecendo seu custo-benefício.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre óleo para barba

Ao escolher um óleo de barba você tem que levar em conta vários fatores, além do preço. Acima de tudo, devemos avaliar se o produto cumpre com sua função principal desejada: hidratar, suavizar, evitar a caspa, desembaraçar, fornecer um aroma agradável ou todos juntos. Escolha um que se adapte ao seu tipo de pele e ao tamanho de sua barba.

Homem aplicando óleo na barba.

A hidratação da barba deve ser uma parte da rotina do cuidado diário do rosto. (Fonte: Dolgachov: 112126525 / 123rf.com)

O que é o óleo para barba?

O óleo de barba é um dos produtos essenciais no cuidado diário dos barbudos. Deve ser aplicado na barba limpa e seca. Sua principal função é a de manter os pelos faciais e a pele saudáveis. Desta forma, serão superados os problemas habituais de uma barba longa, como: poros fechados que produzem mais gordura, pelos emaranhados e aquele aspecto de barba malcuidada e suja.

Sem mencionar a descamação e, também, a caspa. Nesse ponto, quando sentem a primeira coceira, muitos decidem cortar suas barbas para “não complicar a vida”. Outros, simplesmente decidem tomar os cuidados necessários para manter o crescimento saudável e brilhante. E é aí que entra o óleo da barba.

Para o que especificamente se utiliza um óleo para barba?

É claro que o cuidado diário da barba tem um duplo objetivo: saúde e estética. E nós já sabemos que o segundo é impossível sem o primeiro. É por isso que devemos insistir que o óleo de barba é apenas parte do processo.

O cuidado da barba começa com uma boa lavagem (existem produtos específicos para isso, de acordo com cada tipo de pele), passa por uma boa secagem e, então, termina com o óleo de barba, que tem a função de hidratar a pele e os pelos faciais.

Imagem de produtos para fazer a barba.

Você pode escolher o melhor óleo de barba para o seu tipo de pele e de acordo com o comprimento de seus pelos faciais. (Fonte: NejroN: 53533236 / 123rf.com)

Quais as vantagens de utilizar um óleo para barba diariamente?

Se você é um daqueles que deixa a barba crescer sem dedicar muita atenção a isso, agora você já sabe dos problemas que pode vir a ter: falta de higiene, coceira, caspa e pele irritada. Se você precisa de motivação extra para cuidar de seus pelos faciais, a seguir iremos abordar em detalhes as vantagens de usar um bom óleo de barba todos os dias:

  • Aspecto de boa-higiene. A aplicação do óleo, após lavar e secar a barba, proporciona uma aparência limpa e cuidada aos pelos. Alguns óleos para barba também têm propriedades antissépticas e até mesmo antibióticas, para além de tudo, lidar com alérgenos que podem se acumular em sua barba.
  • Hidratação do pelo e da pele. É importante lembrar como funciona o crescimento dos pelos faciais para entender como é importante manter a pele saudável. Especificamente, o óleo de barba ajuda a regular a secreção de gordura dos poros, evitando o ressecamento da epiderme e seus companheiros indesejados, como coceira e caspa.
  • Proteção dos pelos faciais. Uma barba longa não pode ser mantida saudável sem a hidratação e os cuidados necessários. Se você não cuidar dela, será forçado a cortá-la para mantê-la saudável. Mas o uso de um bom óleo de barba é capaz de estimular os folículos capilares para que o pelo continue crescendo de forma saudável. Além disso, o efeito hidratante do óleo de barba evita que se formem pontas duplas, como acontece com os cabelos.
  • Efeito calmante. As irritações da pele, especialmente no caso das mais sensíveis, podem ser eliminadas pelo procedimento de amaciamento do pelo com a aplicação de óleo de barba. A pele fica menos exposta às perfurações dos pelos rebeldes, evitando assim a coceira. Manter uma pele bem hidratada é um dos segredos para manter longe a coceira.
  • Um aroma agradável. Uma barba limpa e bem cuidada é um presente para os olhos. Uma barba macia é agradável ao toque. Você pode se contentar com isso ou investir em uma barba cheirosa. Uma barba limpa, arrumada, brilhante e com perfume agradável, lhe dará confiança em qualquer situação. Há óleos para barba com uma infinidade de aromas. Escolha o que você mais gosta e você não irá errar no seu cuidado com a aparência.

De que é feito o óleo para barba?

Na composição do óleo da barba existem vários tipos de ingredientes naturais e cada um deles cumpre uma função diferente. De um lado estão os óleos essenciais, que não podem ser aplicados diretamente, devido à sua alta concentração, razão pela qual precisam ser diluídos em outros agentes.

Os óleos essenciais são extraídos de diferentes vegetais e contêm ingredientes ativos, fragrâncias, vitaminas e diferentes propriedades dependendo da fonte da qual foi extraído. Cada óleo pode aumentar determinadas vantagens – o alívio da pele, a hidratação ou a capacidade de regular a transpiração – proporcionando também os aromas das espécies vegetais de onde se originou.

Estas são algumas das espécies vegetais mais utilizadas na produção de óleo para barba:

  • Cardamomo
  • Jojoba
  • Cedro
  • Cipreste
  • Coco
  • Incenso
  • Lavanda
  • Limão
  • Eucalipto
  • Romero
  • Rícino
  • Amêndoas
  • Oliva

Como se utiliza o óleo para barba?

Neste ponto devemos nos lembrar de algo importante: o óleo deve atingir a pele sob a barba para cumprir com sua missão de limpar os poros, regulando assim a gordura facial. Uma pele saudável é a base de uma barba bem cuidada. As doses podem variar de acordo com o comprimento da barba. Veja como fazer isso corretamente através de um passo a passo.

  1. Espalhe algumas gotas de óleo na palma de sua mão;
  2. Esfregue as duas palmas para distribuir uniformemente o óleo;
  3. Introduza o óleo com as mãos abertas na parte inferior da barba;
  4. Massageie a pele sob a barba com os dedos e espalhe o óleo por toda a barba.

Lembre-se que antes de aplicar o óleo, a barba deve estar limpa. Também é recomendado que a barba não esteja molhada, embora alguns óleos para barba tenham a característica de funcionar sem a necessidade de secá-la anteriormente.

Quanto à quantidade, tudo depende do tamanho de sua barba. É recomendável começar aplicando algumas gotas – três ou quatro – e aumentar a dose conforme necessário. Ao aplicar um óleo de barba, é sempre melhor pecar pela falta do que pelo excesso.

Em que se diferencia o óleo do bálsamo para barba?

Existem dois produtos para o cuidado dos pelos faciais masculinos, e isso pode confundir a maioria dos usuários. Estas são as diferenças entre o bálsamo e o óleo para barba, levando em conta diferentes fatores, para que você saiba qual é o produto mais adequado para cada ocasião. Escolha a opção que melhor lhe convém.

Óleo para Barba Bálsamo
Função principal Hidratar Ajeitar e corrigir
Tamanho da barba Apto para barbas de qualquer tamanho Especialmente indicado para barbas longas
Frequência de uso Uso diário Uso diário ou ocasional
Brilho O óleo aumenta o brilho da barba O bálsamo dá à barba um aspecto mate natural

As propriedades do óleo para barba e do bálsamo não diferem tanto à primeira vista. De fato, a função hidratante ocorre em ambos os produtos. No entanto, o bálsamo oferece a oportunidade de uma gama maior de estilos, para que você possa modelar seus pelos faciais em seu próprio ritmo e com diferentes formas.

A diferença mais notável entre o bálsamo e o óleo para barba é estética. Você gosta de ter uma barba brilhante? Então o óleo para barba é o produto certo para você. Porém, se você quer dar volume à sua barba, o bálsamo é o mais adequado, pois com ele é possível moldar a barba com a forma que você mais gosta.

Imagem de homem segurando sua barba, que é comprida.

O óleo de barba é um dos produtos essenciais no cuidado diário dos barbudos. (Fonte: Gstockstudio: 32264149 / 123rf.com)

Critérios de Compra

Embora os diferentes óleos para barba tenham propriedades comuns, existem algumas variáveis que podem ter sua importância ao adquirir uma marca específica. Estes são alguns dos aspectos mais importantes que você deve considerar antes de comprar seu óleo parabarba.

  • Função principal
  • Tipo de pele
  • Tamanho e tipo de pelos faciais
  • Aroma
  • Custo-benefício

Função principal

Embora todos os óleos para barba cumpram algumas funções básicas comuns, alguns são específicos de alguns deles: hidratação, o efeito calmante da pele, o brilho ou o aroma. Mas se é a primeira vez que você deixa a barba crescer, você deve pensar especialmente sobre os óleos que aumentam o crescimento dos folículos pilosos.

Existem vários tipos de óleo com propriedades muito específicas, como alguns que contêm vitaminas e outros que fornecem propriedades antibióticas. Dependendo de seu objetivo ou da sua necessidade, você deve escolher aquele que melhor atenda aos seus objetivos. E se você gosta de estar sempre cheiroso, a gama de aromas também é extensa.

Tipo de pele

É importante ler bem as propriedades do produto para garantir que compramos um óleo para barba adequado ao nosso tipo de pele. As necessidade da pele seca são diferentes da pele oleosa.

Alguns óleos contêm ingredientes que são especialmente indicados para a pele seca, como por exemplo, óleo de semente de damasco. Outros, por outro lado, são melhores para regular a secreção da pele oleosa, como o óleo de coco. Mas existem muitos outros. Certamente, há um óleo para barba ideal para o seu tipo de pele e que atenda a sua preferência.

Homem na barbearia.

O óleo deve ser aplicado com a barba limpa e seca. Sua principal função é a de manter os pelos faciais e, também, a pele saudável. (Fonte: NejroN: 42273599 / 123rf.com)

Tipo de barba

Uma barba de três dias não é a mesma coisa que uma barba de três meses ou anos. O conceito é bem claro: o comprimento de sua barba é um fator a ser considerado. Por outro lado, nem todos possuem o mesmo tipo de pelo, que podem ser de diferentes espessuras, mais lisos ou encaracolados.

Geralmente, o óleo para barba é projetado para barbas longas, já que sua função é facilitar o crescimento saudável dos pelos faciais. Se além de ter uma barba longa, você tem pele oleosa e pelos cacheados grossos, você deve levar em conta todos estes fatores conjuntamente.

Aroma

Basicamente, existem dois tipos de aromas no mundo dos óleos: mais fortes ou mais suaves. Os perfumes que vêm de madeiras como o cedro, por exemplo, estão presentes nos óleos desde tempos imemoriais. São aromas de grande personalidade, tradicionalmente associados à masculinidade e que têm seu público fiel.

Há outro tipo de aroma fresco e sutil, por exemplo, o de frutas cítricas, como limão ou laranja. A lista de aromas é longa e exótica, assim como os ingredientes usuais dos óleos para barba. Você só tem que ler a composição de cada produto para saber o que há nele e assim escolher o aroma que mais lhe agrada.

Casal se abraçando.

É certo que o cuidado diário com a barba tem um duplo objetivo: saúde e estética. (Fonte: Mark Bowden: 41146983 / 123rf.com)

Custo-benefício

No Ranking de óleo para barba que você leu acima, deve ter percebido as diferentes faixas de preços de cada produto. E não há dúvida de que o preço é um dos critérios que mais influenciam na compra. Não é por acaso que os mais procurados também têm um preço relativamente acessível.

Às vezes, o custo-benefício se dá por fatores que não tem relação com produto em si, como ocorre com as ofertas que incluem embalagens com 2 frascos ou kits que também incluem outros produtos para o cuidado diário com a barba, como xampu, pente e escova.

Resumo

De tudo o que vimos até agora tiramos uma clara conclusão: as barbas não se cuidam sozinhas. Vale lembrar também que o óleo para barba é apenas uma parte da rotina no cuidado diário com ela. Se você quiser que sua barba cresça forte e saudável, aplique o óleo após a lavagem.

O óleo para barba tem duas funções principais: saúde e estética. Uma barba saudável também inclui uma pele saudável e o óleo também desempenha um papel essencial nisso. Com o óleo, a barba não só crescerá saudável, mas todo mundo poderá perceber isso, já que saúde e estética devem andar juntas.

Se você gostou de nosso artigo, compartilhe em suas suas redes sociais e, também, deixe seu comentário aqui.

(Fonte da imagem destacada: Parilovv: 109708184 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
33 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...