Você quer conhecer os melhores tipos de perfume masculino? Saiba que o cheiro e a atração não são apenas dois conceitos que aparecem juntos nos anúncios de perfumes. São dois termos que andam de mãos dadas desde que o ser humano existe. O odor corporal nos define.

Dizem que as pessoas que têm uma química entre si, não se sentem sequer incomodados com o cheiro de suor do outro ou da outra. E um perfume ajuda a promover essa nossa característica muito pessoal.

Assim como definimos o estilo de vestir, a música que ouvimos, os bares onde paramos, os livros ou as publicações que lemos, um perfume é um traço característico, identificando cada um deles. Porque nós o escolhemos de acordo com nossos gostos.

O mais importante

  • Duas pessoas com o mesmo perfume nunca terão o mesmo cheiro. Você sabe por quê? Porque o PH da nossa pele e a temperatura do nosso corpo irão definir o resultado final da fragrância. E isso fará com que o perfume seja exclusivo para o olfato dos demais.
  • É melhor experimentar um perfume antes de comprá-lo, e de preferência em sua pele. Mas não faça isso se você já tiver testado outro perfume naquele mesmo dia, pois isso alterará o resultado final.
  • Muitos especialistas em psicologia recomendam mudar o perfume em algumas ocasiões, como nos finais de semana, ou de vez em quando, para sentir-se diferente e adaptar nosso cheiro à atitude que tomamos de acordo com cada ocasião.

Ranking: Os melhores perfumes masculinos do mercado

O mercado de perfume masculino é infinito. Ele oferece uma grande variedade de aromas. Mas existem fragrâncias que têm conseguido ganhar a preferência de um grande público por serem especiais em algum aspecto. Inclusive, existem alguns perfumes que estão no mercado há muitos e muitos anos, sem cansar o consumidor.

A seguir, apresentamos uma seleção dos melhores tipos de perfume masculino para você.

1º – 1 Million – Paco Rabanne

Com o frasco na forma de uma barra de ouro, este perfume masculino de Paco Rabane representa poder, prosperidade e luxo. A marca aposta na história, descrevendo que em todas as civilizações e religiões, o ouro sempre seduziu as pessoas.

O perfume, que exala sedução e virilidade, é importado, e comercializado no Brasil em frascos de 50 ml, 100 ml e 200 ml.

A fragrância refrescante, tem aroma amadeirado e faz um jogo de notas olfativas. Começa com pomelo, menta e tangerina. O corpo tem notas de nozes, canela e condimentos, e finaliza com notas de couro  aveludado, madeiras brancas, âmbar e patchouli da Indonésia.

2º – 212 Vip Men – Carolina Herrera

Inspirado no estilo de vida dos homens VIPs de New York , este perfume masculino de Carolina Herrera é ideal para quem vai curtir uma noite especial, tanto que suas notas de coração combinam vodka gelada, gengibre e maçã.

Você vai sentir ainda aromas de limão, caviar, pimenta e hortelã, neste perfume amadeirado que se destaca pela aroma duradouro e não enjoativo. A linha 212 pode ser encontrada em frascos de 100 ml e 50 ml. O frasco, aliás, é todo metalizado e a tampa é magnética, dando praticidade e sofisticação, características deste perfume.

3º – Acqua Di Gio Pour Homme – Giorgio Armani

O foco deste perfume masculino é o homem casual e versátil, pois a fragrância mais leve é indicada para qualquer situação, desde o trabalho do dia a dia aos passeios e noites agitadas. Um clássico importado que transmite a sensação de liberdade, frescor e harmonia.

Harmoniosa, aliás, é a sua composição, que mistura tons cítricos, florais e aquáticos. Dentre as muitas notas encontradas, podemos destacar limão siciliano, laranja e jasmim, na entrada, passando por violeta, coentro e alecrim, no coração, até finalizar com âmbar, patchouli e almíscar branco.

Apesar dos variados aromas, o perfume é suave, não chama muita atenção e não é enjoativo.

4º – Invictus – Paco Rabanne

Um dos queridinhos mundialmente, o Invictus traz a energia e a adrenalina como marca registrada. Ele combina mais com o verão e a primavera, devido ao frescor trazido pelas notas cítricas de tangerina e toranja, combinado pelos acordes marinhos e complementos amadeirados.

O frasco simula um troféu e traz a sensação de vitória, e por este motivo, é bastante usado por atletas e esportistas. O perfume tem excelente fixação na pele e seu aroma é bastante leve.

As notas finais são de madeira de guaiac, patchouli e um acorde de âmbar, que conferem sensualidade e masculinidade à fragrância

5º – Armani Code – Giorgio Armani

Um perfume sério, extremamente elegante, ideal para homens de estilo, mais reservados e cheios de charme. O Armani Code tem fragrância oriental, amadeirada e fresca, com notas de bergamota, laranja, limão, flor de oliveira, rosa, estragão, guaiaco, fava tonka e almíscar.

O universo das estrelas de cinema é uma das inspirações deste perfume, que foca em uma fragrância seletiva, reservada para aqueles do universo VIP e privado.

O frasco na cor Midnight Blue é bastante moderno, e é uma homenagem ao smoking de Giorgio Armani vestido por Denzel Washington em uma das cerimônias do Oscar.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o perfume masculino

O perfume é, para muitos homens, um complemento da vida cotidiana. Para outros, é algo único para ocasiões especiais. Seja como for, especialistas em psicologia falam sobre como um perfume define uma pessoa.

Para escolher qual perfume masculino comprar, é ideal que você goste do cheiro, mas também é bom levar em conta o que cada fragrância nos faz sentir.

Homem jovem segura um frasco de perfume

Um perfume pode ser considerado o complemento da sua personalidade e cada um combina com um determinado tipo de pessoa. (Fonte: Belimbo: 101019701 / 123rf.com)

Quais são as vantagens e desvantagens de usar um perfume?

Psicólogos dizem que usar perfume melhora a autoestima porque a sensação de limpeza nos deixa mais confortáveis, tanto ​​conosco quanto com aqueles que nos rodeiam. Além disso, há estudos que concluem que o perfume nos torna mais atraentes aos olhos (ou narizes) dos outros.

Outro aspecto importante é que um perfume serve como uma marca registrada, uma identidade. Por outro lado, nos aspectos negativos, temos alguns produtos químicos em perfumes que podem provocar alergias de pele.

Outro fator é que se não escolhermos uma fragrância adequada ou se escolhemos algo muito forte, pode ser muito irritante para aqueles que nos rodeiam. Há perfumes que são muito enjoativos ou intensos.

Vantagens
  • Melhora a autoestima
  • Torna a pessoa mais atraente
  • Auxilia na identidade do indivíduo
Desvantagens
  • Podem provocar alergia
  • Cheiros fortes podem ser irritantes ou enjoativos

Que diferentes cheiros são percebidos em um perfume?

Alguma vez você já se perguntou por que, à medida que o dia passa, o perfume que passamos antes de sair de casa parece estar mudando constantemente?

É muito simples: todo perfume muda, conforme as horas vão passando. Na hora de criar as essências, são adicionadas ‘notas’ diferentes que preenchem essa função.

Assim, temos especialistas que costumam chamar de notas de cabeça ou saída os toques que são sentidos desde os primeiros 15 minutos até duas horas após a passada.

As notas de coração, que identificam o perfume, são percebidas até seis horas depois, e as notas de fundo são a base da fragrância.

Imagem destaca um frasco de perfume preto com uma gravata borboleta

Há uma enorme variedade de perfumes disponíveis no mercado, e grande também é a variedade de preços.
(Fonte: Ayphoto: 41840020 / 123rf.com)

Qual é a diferença entre perfume e colônia?

‘Eau de parfum’ e ‘Eau de toilette’ (o primeiro é perfume, a segunda colônia) são praticamente os mesmos. Sua única diferença é a concentração da essência aromática e o nível de concentração dos óleos no aroma, o que faz com que o cheiro dure mais ou menos. Com a lista a seguir, você pode entender melhor:

  • A água da colônia: Tem um nível alcoólico e uma concentração de óleos baixos (entre 2 e 4%).
  • O ‘eau de toilette’: É fresco, embora a sua concentração de álcool seja mais elevada (entre 5 e 12%).
  • O ‘eau de parfum’: Tem uma intensidade média e um grau de concentração entre 12 e 18%.
Olivier DurbanoPerfumista

“A natureza é o maior perfumista de todos os tempos.”

O que são famílias olfativas?

Os especialistas desse setor dividem as fragrâncias em grupos e levantamos que cada um deles reflete certas características naqueles que o sentem.

Assim, sabemos que as frutas cítricas dão origem a aromas refrescantes que transmitem naturalidade, luminosidade e elegância sutil. As notas de couro, por outro lado, transmitem elegância e sobriedade.

Se formos aos toques amadeirados, vemos que o sândalo produz mistério e calor naqueles que o cheiram, enquanto o cedro é percebido como um cheiro abrupto.

Fragrâncias orientais, com âmbar como nota dominante, formam um grupo específico que transmite calor e sensualidade. E os aromas aquáticos são refrescantes e denotam limpeza.

Imagem destaca um frasco de perfume azul com tampa dourada e respingos de água ao redor

Existem produtos que estão no mercado há muitos anos, mas mantêm seu preço porque não saem de moda. (Fonte: Vectorpocket: 75530109 / 123rf.com)

Existem perfumes que podem ser prejudiciais à nossa pele ou à nossa saúde?

Na verdade, há perfumes que podem conter elementos nocivos e que, embora a legislação tenha mudado muito nos últimos anos, sendo mais rigorosa ainda falta chegar a acordos entre os países do mundo para regular conjuntamente.

Além disso, sabemos que existem substâncias específicas que podem ser mais perigosas, representando riscos para a saúde.

Para evitar que estas substâncias caiam nas mãos de pessoas alérgicas, há regulamentações específicas sobre perfumes e cosméticos, através da Anvisa, que identificam as substâncias que devem ser informadas aos consumidores.

Qual perfume masculino é o mais indicado para mim?

Para cada perfil se aconselha um tipo de perfume masculino diferente. Seja você sério e reservado, alegre e extrovertido, clássico e organizado ou ativo e energético, existe o perfume ideal para sua personalidade.

Curioso para saber qual perfume masculino mais combina com você? É só conferir nossa tabela abaixo:

Se você é: Escolha aromas como:
Sério e reservado Aromas de madeira, como sândalo ou patchouli e aromas orientais
Alegre e extrovertido Aromas frutados, principalmente frutas exóticas, e aromas cítricos
Clássico e organizado Odores verdes como musgo ou carvalho. Lavanda
Muito ativo e enérgico Famílias de frutas cítricas, como limão, laranja ou tangerina

E o que devemos evitar ao escolher um perfume masculino?

É importante ter sempre em mente que cada pessoa tem um Ph diferente, o que dá uma acidez diferente à nossa pele. Portanto, nunca escolha uma fragrância porque sentiu o perfume de um amigo e gostou. O resultado final será diferente.

Além disso, se você está experimentando perfumes, não coloque dois juntos, porque isso irá distorcer o cheiro. E, tenha em mente, como mencionamos, que as fragrâncias que observamos em uma loção variam conforme as horas passam.

Não escolha um perfume que você não gosta ou que faça você se sentir desconfortável, mesmo que seja um produto famoso.

Critérios de Compra

Todo mundo gosta de estar cheiroso, de se sentir confortável e agradar as pessoas ao seu redor. Isto reflete muito o que somos e transmitir uma sensação agradável para as pessoas que gostamos nos faz bem.

Portanto, ao escolher um perfume no enorme mercado que existe hoje em dia, é preciso levar em consideração uma série de aspectos, dos quais podemos destacar:

  • Tipos de aromas
  • Personalidade de quem vai usar
  • Ocasião
  • Alérgenos

Tipos de aromas

Antes de escolher qual perfume comprar, seja para você mesmo ou para um presente, você tem que pensar sobre como são nossos gostos e personalidade. Ou como é a pessoa que você deseja agradar. E também para quais ocasiões você deseja usar: se é um complemento para todos os dias ou se o sua finalidade será apenas para eventos especiais.

As notas de fundo costumam captar estes tipos de aromas: cítrico, frutífero, amadeirado, floral ou herbáceo. E isso deve ser levado em conta, já que eles podem combinar com a personalidade de quem vai usar o perfume e terão a capacidade de refletir para as outras pessoas aspectos como serenidade, alegria, elegância ou ‘boas vibrações’.

Personalidade de quem vai usar

Já sabemos quais são as principais essências que podem ser encontradas em perfumes e colônias. Agora, vamos entender quais características pessoais estas essências complementam.

Se você é uma pessoa reservada, que gosta de ter controle de situações, escolha uma fragrância amadeirada. E se você é muito ativo e otimista, escolha os cítricos.

Se você é sério e elegante, procure um perfume que tenha notas de noz-moscada, hortelã e jasmim e se, pelo contrário, você for despreocupado e e relaxado, o ideal são as fragrâncias frutadas.

Por fim, o cheiro deve sempre te proporcionar uma sensação agradável e você deve se sentir confortável com ele.

Giorgio ArmaniDesigner de moda italiano

“Uma fragrância bem escolhida pode ser uma característica distintiva. É a primeira coisa que as pessoas percebem quando você entra em uma sala e a última coisa que elas sentem quando você sai.”

Ocasião

Mas não somente as características de nossa personalidade que nos ajudarão a optar por uma ou outra marca de perfume. Também devemos considerar o momento em que queremos usá-lo.

Você tem que pensar que não nos vestimos da mesma forma para ir trabalhar ou para sair com os amigos em um sábado à noite. Assim como também não vamos a eventos diferentes com a mesma atitude.

Desta forma, podemos levar em conta que os aromas amadeirados são mais para a noite e para momentos de maior seriedade, enquanto que para o dia e ocasiões relaxantes, devemos optar pelas fragrâncias de ervas.

No inverno e no outono, os aromas doces podem ser mais convenientes, enquanto que no verão as frutas cítricas são um bom complemento.

Alérgenos

Estudos indicam que mais de 2.500 ingredientes de fragrâncias são usados ​​em perfumes, e alguns deles podem causar irritações na pele ou reações alérgicas.

Embora a ciência tenha avançado muito nos últimos anos, ainda existem lacunas no conhecimento sobre questões como quais substâncias aromatizantes específicas causam alergias nas pessoas ou quais níveis de exposição podem ser considerados seguros para grupos populacionais não alérgicos, como especialistas explicam.

foco

Se você é uma pessoa muito alérgica, recomendamos o uso de produtos 100% naturais, livres de alérgenos e produtos químicos.

Resumo

Um homem pode causar a primeira impressão em alguém através do perfume que ele usa. A essência que você usa, pode dar certas chaves para o seu interlocutor sobre sua personalidade e seus gostos. E um perfume masculino não é usado simplesmente por vaidade. Um bom cheiro torna o ambiente ao nosso redor mais amigável.

Além disso, as loções que usamos podem variar de acordo com a hora do dia, as estações do ano ou os dias da semana. Assim como você não iria a um festival de música rock com terno e gravata, escolher um perfume adequado para cada ocasião é muito conveniente e nos fará sentir mais confortáveis.

Se você gostou de ler nosso artigo, nos deixe um comentário ou compartilhe com amigos e familiares nas suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Nito500: 70949888/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
34 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...