O sabonete facial pode ser de variadas formas. Não há um que seja o ideal, já que sua eficiência vai variar dependendo de seus componentes e de como estes vão interagir com a sua pele. Além disso, você deve levar em conta os problemas específicos da sua cútis junto com estes outros fatores.

Em geral, você deve entender como funciona a sua pele e quais são os produtos que melhor interagem com ela. Por exemplo, se você tem problemas de acne ou de pele ressecada, você vai precisar ir atrás de um tipo de produto diferente do que se sua pele fosse muito oleosa e você não tivesse acne.

Este Guia vai te ajudar a navegar entre os diferentes sabonetes faciais e também entender mais sobre os diferentes tipos de peles.

O mais importante

  • Antes de mais nada é importante que você conheça quais são os tipos de produtos para limpar a pele que existem no mercado. A maioria deles vai entrar em uma dessas quatro categorias: sabonetes, detergentes sintéticos, barras antibacterianas combinadas e cremes livres de lipídios.
  • O seu tipo de pele é um fator determinante na hora de escolher o produto certo para a limpeza do seu rosto. Se você tem tendência a ter acne, rosácea ou pele ressecada, vai ter que escolher um produto diferente. É importante que você sempre faça testes para checar se a sua pele não mostra reações adversas a um produto novo.
  • O mercado está cheio de bons produtos, o que pode fazer com que seja bem difícil de se decidir. Neste Guia apresentamos a você os melhores sabonetes faciais segundo os diferentes tipos de pele e as diferentes necessidades que você possa ter.

Ranking: Os melhores tipos de sabonete facial do mercado

Escolher um sabonete facial pode ser uma tarefa difícil. Existem aqueles que são leves, fortes ou até mistos. Determinar de maneira correta qual deles é o tipo certo para você pode ajudar com a sua rotina de cuidado pessoal e também a definir os outros produtos que você usa após a limpeza.

A seguir, trazemos para você uma lista com alguns dos melhores produtos que você pode escolher de acordo com as suas características.

1º – Cleanance Gel da Ávene

Este produto para a limpeza do rosto não contêm sabão, é suave, hipoalergênico e não comedogênico. Ele contém água termal e extratos de origem vegetal, sendo ideal para peles oleosas, mais propensas à acne ou a imperfeições.

Ele tem um efeito refrescante e anti-inflamatório, que vai te ajudar na hora que novas espinhas estejam surgindo. Além disso, ele também ajuda a manter o pH da sua pele equilibrado. Existem diferentes tamanhos disponíveis para escolher aquele que seja o mais adequado às suas necessidades.

2º – Effaclar Sabonete Concentrado da La Roche-Posay

O Effaclar Sabonete Concentrado, da La Roche-Posay , parte da família L’Oréal, foi desenvolvido especialmente para a pele brasileira. Ele limpa profundamente as peles oleosas e acneicas, reduzindo a oleosidade de forma visível e duradoura, ajudando quem sofre deste tipo de problema cutâneo com eficácia antiacne comprovada, prevenindo seu aparecimento e reduzindo as imperfeições da pele.

Esse sabonete é feito especificamente para o uso da limpeza facial, não para o resto do corpo.

3º – Sabonete Líquido Facial Firmness da Nupill

Com seu pH balanceado, o sabonete líquido da Nupill garante uma limpeza eficaz para todos os tipos de pele, então você não tem que se preocupar com essa questão tão importante na hora de optar por ele.

Sua limpeza do rosto é profunda e ajuda a remover resíduos dos mais difíceis de sair, como aqueles que a poluição das cidades deixa em nossos rostos todos os dias. Esse produto ajuda a manter o pH natural da pele e evitar que ela fique ressecada. A fórmula desse sabonete contém Triclosan, que ajuda na antissepsia da pele.

4º – Gel de Limpeza Acne Proofing da Neutrogena

Este gel de limpeza da Neutrogena limpa, reduz e trata a acne profundamente ao mesmo tempo que não agride a barreira natural da pele, estimulando a construção de um escudo natural que previne novas crises de acne.

Com máxima concentração de ácido salicílico, combate a bactéria causadora de espinhas e melhora a aparência de marcas deixadas por espinhas antigas. É o produto ideal para peles que sofrem desse mal e querem mitigar os seus sintomas e ocorrência.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o sabonete facial

Escolher um produto para a limpeza do seu rosto, ou resolver trocar aquele que vinha usando nos últimos anos por um novo, pode ser um tanto amedrontador. Ninguém quer cometer um erro que possa trazer consequências negativas para a pele.

Aqui vamos te dar respostas às perguntas mais frequentes entre os usuários que desejam comprar um novo produto.

Imagem de homem olhando no espelho.

De maneira geral os sabonetes faciais cumprem uma função: são substâncias que eliminam sujeira, gordura, microrganismos e células mortas da sua pele. (Fonte: Dean Drobot: 45863060 / 123rf.com)

O que é o sabonete facial e quais vantagens eles apresentam?

Este tipo de produto é um fator crucial em qualquer programa de beleza. São um dos elementos fundamentais que podem determinar a saúde da sua pele e a eficiência dos produtos que você usa no dia a dia.

Mas sabemos que existem muitos tipos diferentes e que cada um pode ter um tipo de reação único dependendo das características da sua pele, por isso escolher o mais adequado é algo muito importante.

De maneira geral, todos os sabonetes faciais cumprem a mesma função: são substâncias que eliminam da sua pele sujeira, gordura, microrganismos e células mortas. Eles realizam isso ao emulsificar ou dispersar estes elementos pelo próprio produto, para logo em seguida eliminá-los com água.

Os tipos mais fortes desses produtos podem ter um efeito indesejável e remover lipídios, proteínas e elementos hidratantes naturais da pele.

Nem todos os tipos de pele serão afetados de forma adversa por isso. É indispensável que conheça os componentes do sabão que você quer utilizar, para assim prevenir qualquer dano à sua pele ou piorar o problema com o qual esteja lidando.

A seguir, apresentamos a você todos os fatores que deve levar em conta na hora de escolher um produto para a limpeza do seu rosto.

Vantagens
  • Eliminam a gordura da sua pele, células mortas e sujeira
  • Preparam a pele para cuidados diários
  • Refrescam a pele
Desvantagens
  • Os sabonetes faciais mais fortes podem danificar a camada externa da sua pele

Quais os diferentes tipos de produtos para limpar a pele?

Normalmente os agentes de limpeza se dividem em quatro grandes categorias e cada uma delas tem características particulares que afetam a pele de diferentes formas.

  • Os sabonetes são ótimos em limpar, retirando a oleosidade e a sujeira sem problemas. Esta característica implica também que eles podem remover proteínas e hidratantes naturais, causando dano à camada mais externa da pele.
  • Os detergentes sintéticos contêm pouco sabão e tem origem artificial. Esta categoria de sabonetes faciais elimina os agentes nocivos sem afetar tanto a cútis.
  • As barras antibacterianas combinadas contêm tanto detergentes sintéticos quanto sabão com adição de agentes antibacterianos, o que ajuda a eliminar bactérias prejudiciais, mas também afeta a flora natural da epiderme.
  • Por último, os cremes livres de lipídios são bem delicados. Eles limpam sem usar sabão e deixam uma fina camada hidratante sobre a pele.
Tipo Composição Efeitos sobre a pele
Sabonetes São feitos a partir de gordura animal ou vegetal, são também alcalinos e de forte ação de limpeza Tiram sujeira, gordura e células mortas de forma eficiente, mas também o fazem com proteínas e hidrantes naturais
Detergentes sintéticos pH similar ao da pele, são de origem artificial Limpam a cútis sem afetar muito a camada externa da pele
Barras antibacterianas combinadas Combinação do sabão com o detergente sintético, contêm agentes antibacterianos Eliminam bactérias danosas à pele, podem também eliminar a flora natural da pele e irritá-la
Cremes livres de lipídios São suaves, limpam sem o uso de sabões Deixam uma fina camada hidratante sobre a pele

Qual tipo de sabonete facial devo usar se sofro de acne?

A acne é uma condição que ocorre quando os canais sebáceos da pele ficam obstruídos. Ela pode ocorrer tanto na forma de pontos pretos quanto brancos, os quais podem – ou não – ficar inflamados.

A rotina de limpeza do rosto que você escolher pode tanto ajudar quanto piorar esta condição, por isso é importante que você escolha com muito cuidado o produto que vai usar.

Existe a falsa ideia de que a acne é causada pela falta de limpeza, uma crença que leva ao uso extremo de produtos fortes e esfoliantes. Essa dinâmica pode ser danosa à saúde da pele e piorar a aparência e recorrência das lesões causadas pela acne.

Você deve se manter longe de produtos que causem secura da pele, pois isso vai obstruir seus canais e piorar a situação.

Dr Jaishree SharadDermatologista Cosmética da cidade de Mumbai

“É extremamente importante que se limpe o rosto de forma correta, escolhendo um produto de limpeza apropriado ao seu tipo de pele.”

Além disso tudo, é recomendável que você escolha um sabonete facial que não aumente o pH dela. Existem evidências de que aqueles que contêm lauril éter sulfato de sódio mantêm o mesmo pH da pele.

Você também pode recorrer às barras combinadas ou aos sabonetes líquidos com propriedades antibacterianas, as quais podem ajudar na diminuição dos sintomas.

Qual sabonete facial devo usar se tenho uma pele sensível?

As pessoas de pele sensível, ou que sofrem de rosácea ou eczema, devem tomar cuidado na hora de escolher um sabonete facial. Geralmente, é recomendável que você se mantenha longe de produtos que ressecam muito a pele ou possam irritá-la.

Dessa forma você vai evitar que a sua pele fique mais inflamada e vermelha. Existem estudos que mostram que uma pele sensível é algo que está relacionado com a alteração da camada externa da pele.

Sua composição depende da natureza dos lipídios que a mantém estável, então aqueles produtos de limpeza que removem estes lipídios e proteínas podem intensificar os sintomas de uma pele sensível, por isso busque por sabonetes que sejam mais suaves e que hidratem a sua pele.

Imagem de produtos masculinos.

As pessoas de pele mais sensível ou que sofrem de rosácea ou eczema devem tomar cuidado ao escolher um produto para a limpeza de seu rosto. (Fonte: Pogrebkov: 40974202 / 123rf.com)

Qual é o melhor sabonete facial para cada tipo de pele?

Existem diferentes tipos de pele, como a pele normal, que chamamos assim por produzir uma quantidade moderada de gordura em toda a cara de maneira homogênea. Quem tem esse tipo de pele pode fazer uso de uma variedade mais ampla de produtos, mas é sempre recomendável que você utilize um produto que não seja muito abrasivo.

As peles mistas são aquelas que possuem uma mistura de áreas gordurosas e zonas secas. Geralmente, as áreas mais gordurosas estão na chamada zona T: barba, nariz e testa. Encontrar um produto que lide bem com os dois tipos de área pode ser um pouco complicado.

Procure por produtos com ingredientes naturais e faça vários testes que permitam a você escolher aquele que melhor se adapte à sua pele.

Dr Jaishree SharadDermatologista Cosmética da cidade de Mumbai

“Se você tiver uma pele gordurosa, evite produtos que tenham azeite ou álcool em sua composição, eles vão só intensificar a gordura na sua pele.”

Se a sua pele é oleosa, você pode procurar por sabonetes que contenham esfoliantes químicos como o ácido salicílico, ou até produtos um pouco mais fortes. No entanto, recomendamos que não exagere muito, para assim evitar que você crie um desequilíbrio na flora da sua pele.

É importante buscar sempre manter um equilíbrio que te permita cuidar da sua pele.

Critérios de Compra

Como mencionamos anteriormente, o seu tipo de pele deve ser o critério principal na hora de avaliar qual produto você vai usar para limpar o seu rosto.

Aqui te apresentamos um resumo daquilo que você deve procurar dependendo do tipo da sua pele, mas também levando em conta alguns outros fatores que podem influenciar na sua decisão.

  • Tipo de pele
  • Outros componentes
  • Esfoliantes e o meio ambiente
  • Acne
  • Rosácea e eczema

Tipo de pele

Cada pessoa deve descobrir o seu tipo de pele antes de escolher um produto para incluir no seu regime de cuidados pessoais. Essa característica determinará quais componentes são benéficos para você e os problemas mais comuns ao seu tipo de cútis.

Se você não tem essa informação, pode falar com um dermatologista ou fazer alguns testes em casa.

  • Sensível ou seca. Se a sua pele fica irritada facilmente, você deve usar um sabonete facial que seja suave e hidratante. Aqueles que removem os hidratantes naturais podem piorar a sua condição. Se você tiver rosácea ou eczema, os seus sintomas melhorarão com produtos livres de lipídios.
  • Normal. Sobre uma pele normal pode-se usar uma grande variedade de sabonetes faciais. Desde produtos combinados até os livres de lipídios, que são mais suaves. Experimente para ver qual interage melhor com os outros produtos que você usa no seu dia a dia.
  • Mista. As peles de tipo misto precisam de produtos que não ressequem as zonas que já são naturalmente mais secas e que ao mesmo tempo ajudem a controlar um pouco a produção de gordura nas zonas mais oleosas. O melhor que você pode fazer é procurar por um sabonete facial que seja mais suave, para evitar que a sua pele sofra.
  • Oleosa. Quando se tem uma pele oleosa, você pode usar sabonetes faciais um pouco mais fortes sem comprometer a saúde da camada externa da sua pele. No entanto, se você tem acne junto de pele oleosa, o melhor é que você procure por produtos mais suaves, que não irritem as lesões naturais a essa condição.

Outros componentes

Muitos sabonetes faciais estão misturados com ainda outros tipos de componentes que podem ajudar você a determinar se este ou aquele produto se trata do melhor para você ou não.

Antes de comprar um, dê uma olhada nas informações da embalagem para determinar quais são os componentes ativos do produto e se você alguma vez já teve reações adversas a algum deles.

Além disso, esses outros componentes também vão te dizer se o produto ajuda ou não o seu tipo de pele em particular. Existem sabonetes faciais que, por exemplo, incluem fragrâncias, conservantes ou álcoois que podem reagir com peles mais sensíveis ou ressecar mais a pele de quem os usa.

Como regra geral, é melhor ir atrás de produtos que contenham menos ingredientes prejudiciais, assim você consegue manter um controle maior sobre o que está colocando em contato com a sua pele.

Esfoliantes e o meio ambiente

Até agora, falamos sobre produtos de uso diário que você pode usar tanto de manhã quanto de noite, quando quer que você vá realizar a sua rotina de cuidado pessoal. Uma categoria importante de sabonetes faciais são os com função esfoliante.

De maneira geral, estes produtos são de uso mais esporádico, pois removem as células mortas da sua pele por meio da fricção.

Um fator importante ao escolher um produto esfoliante é o tipo de abrasivo físico que ele usa. Muitas marcas recorrem ao microplástico ou a fragmentos de plástico de menos de 5 milímetros. Estudos mostram que este tipo de material é altamente prejudicial para os oceanos e não consegue ser processado em estações de tratamento.

foco

Se possível, evite produtos que utilizem o microplástico ou os fragmentos deste tipo de material.

Acne

Controlar a ocorrência de acne pode ser difícil se você não tiver um produto adequado para isso. Você pode achar que recorrer a esfoliantes e sabões te ajudará a impedir que as impurezas se acumulem em seus poros, mas esse tipo de produto pode acabar piorando a sua acne, pois eles podem ressecar a sua epiderme e provocar problemas de escamação, que, por sua vez, vão obstruir os poros da sua pele.

Se você está em um momento em que a acne está surgindo, pode recorrer a um sabonete facial que contenha propriedades antibacterianas, que ajudam a controlar os sintomas mais severos.

Em seguida, pode ir usando de maneira constante os produtos mais suaves, que contribuem para manter a sua pele hidratada e que não aumentem o pH dela, como, por exemplo, aqueles que contêm lauril éter sulfato de sódio.

Rosácea e eczema

A rosácea faz com que a sua pele fique avermelhada devido ao fato de que ela afeta os seus vasos sanguíneos. Em casos mais graves, ela pode causar com que surjam camadas mais grossas na pele, especialmente na área do nariz.

O eczema também é um transtorno que deixa a pele avermelhada, mas suas causas são outras. Ele também pode causa coceira e descamação. Se você sofre de uma dessas condições é importante que tome precauções especiais na hora de escolher o tratamento para a sua pele.

De maneira geral, você deve optar por sabonetes faciais que sejam mais suaves. Assim você manterá a camada externa da sua pele estável, o que por sua vez ajudará a controlar seus sintomas.

Resumo

Antes de escolher um sabonete facial é importante que você investigue qual é o tipo da sua pele. Isso, junto a uma lista dos problemas cutâneos que você queira tratar (acne, rosácea, eczema), serão fatores determinantes na hora de saber qual é a melhor escolha para você.

Não se esqueça de que você sempre pode consultar um dermatologista ou fazer alguns testes na sua casa para determinar o seu tipo de pele. Assim que você souber quais as características da sua cútis, você poderá escolher melhor entre os diferentes tipos de produtos que existem.

Estes podem te ajudar a se livrar da sujeira, de células mortas ou do excesso de gordura na pele. Mas é importante lembrar que se o produto for muito forte ele pode acabar machucando a camada externa da pele, especialmente se esta for um pouco mais sensível. Por isso você deve tomar cuidado na hora de fazer sua escolha.

Se este Guia foi útil para você, compartilhe o artigo com seus contatos nas redes sociais, eles também podem estar procurando pelo sabonete facial ideal. Te convidamos também a deixar um comentário aqui nesta página e a nos contar como foi que a sua pele reagiu aos diferentes tipos de produto que você usou.

(Fonte da imagem destacada: Dean Drobot: 79934756 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
41 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...