Hoje em dia os celulares oferecem cada vez mais funcionalidades e as pessoas realmente não conseguem mais ficar sem esses equipamentos por muito tempo. Mas, às vezes, usar esses dispositivos pode ser perigoso, como enquanto se dirige. Você pode estar se perguntando sobre aqueles casos de pessoas que precisam dirigir a trabalho e ao mesmo ter acesso ao celular, como os motoristas de aplicativos. Para esse público em específico, o suporte para celular veicular é a alternativa ideal.

Em muitos países já foi proibido usar o celular enquanto se dirige. Por isso, desde muito tempo já foi popularizado o uso do suporte para celular veicular. Ele é uma pequena ferramenta muito útil para evitar o manuseio do aparelho ao mesmo tempo que se pode controlá-lo sem fio – via Bluetooth o Aplicativo. Essa alternativa é o complemento perfeito para que se aproveite ao máximo as funções do celular, mas com segurança.

O mais importante

  • O suporte para celular veicular é uma peça portátil de dimensões reduzidas que serve para colocar um telefone no interior de um veículo. Geralmente são posicionados no para-brisa, presos com uma ventosa aderente, ou presos no painel do carro.
  • O suporte para celular veicular se adapta aos mais diferentes perfis de condutores, como as características físicas do carro ou mesmo o tipo de direção do motorista. Existem suportes fixos ou imóveis e outros articulados, permitindo os mais diferentes ângulos e posições.
  • Existem suportes específicos para determinados modelos – principalmente em função das dimensões -, e outros universais, adaptáveis a vários tamanhos.

Ranking: Os melhores tipos de suporte para celular veicular

A seguir, uma seleção dos melhores modelos disponíveis no mercado de suporte para celular veicular será posta para sua melhor orientação. Algumas das opções mais imprescindíveis estão presentes nessa lista.

Nela cada modelo selecionado foi descrito em poucas palavras, partindo de suas principais características, vantagens e forças.

1º – Baseus Suporte Para Celular Veicular

A Baseus faz do seu produto não só um mero suporte, mas ele também passa a ser um artigo decorativo no carro e símbolo de tecnologia. Além disso, esse suporte pode recarregar a bateria de celular sem usar fio, por indução, utilizando apenas seu micro cabo USB de fábrica para conectá-lo ao carro e assim distribuir a bateria ao aparelho.

Ele é extremamente flexível e é capaz de se ajustar aos vários modelos de smartphones das principais marcas do mercado.

2º – Pinguim Suporte Para Celular Veicular Sem Fio

Esse modelo é incrível para quem busca tecnologia, design sofisticado e um ótimo custo-benefício. Contando com um carregador sem fio, ele também é capaz de suportar a tecnologia de carregamento turbo Quick Charging. A presilha de encaixe tem capacidade de virar 360º.

De olho em uma maior segurança para o condutor, a fabricante ainda desenvolveu um sistema de encaixe automático do celular no suporte, ou seja, através de um infravermelho ele abre e fecha, se ajustando ao formato do telefone. Assim, você pode fazer tudo só com uma mão, sem prejudicar a direção.

3º – Geonav Suporte Para Celular Veicular Magnético

Utilizando seis ímãs número 50 nesse suporte, a Geonav foi a responsável por desenvolver um produto de muita qualidade e capaz de sustentar smartphones de até 6,5 polegadas. Todo revestido em alumínio anodizado, a peça é extremamente resistente a trepidações e ao desgaste natural do uso.

Com um design muito simples e sóbrio, usando apenas a sequência de ímãs e uma presilha de fixação para o carro, esse suporte é ideal para aqueles que levam a sério a estética interna do carro e não querem nada muito robusto tomando conta do painel ou do para-brisa.

4º – Suporte Para Celular Veicular Autoajustável

Esse modelo é muito simples de ser instalado e uma ótima pedida para aqueles que desejam praticidade, conforto e um preço baixo. Você só precisa posicioná-lo em uma saída de ar e usufruir de sua grande capacidade de autoajuste.

Contando com pernas alongadas, é possível adaptar esse produto a vários modelos diferentes de celulares, tornando-o praticamente um suporte universal. Ele confere muita estabilidade para o celular, além de ser capaz de deixar uma ótima passagem de ar para uma melhor ventilação do aparelho.

5º – Geonav Suporte Para Celular Veicular Universal

Esse modelo da Geonav é maravilhoso para as pessoas que desejam apenas um ótimo suporte, confiável e seguro. Esse suporte é universal e suporta qualquer modelo de telefone com até 8 cm de largura e também possui presilhas autoajustáveis.

Com seu design compacto e leve, ele é capaz de segurar o smartphone tanto horizontalmente quanto verticalmente, otimizando a navegação no aparelho enquanto se dirige e proporcionando uma melhor experiência sem deixar de lado a segurança.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o suporte para celular veicular

A seguir, o artigo irá abordar as principais características de todos os modelos de suporte para celular veicular. Dessa forma, será mais simples comprovar se os diferentes modelos que estão sendo considerados por você na hora da compra, cumprem ou não com algumas dessas características.

Mulher usando celular no carro.

Os modelos mais modernos oferecem uma funcionalidade 2×1: suporte mais power bank (carregador portátil), a mesma coisa de: carregar o telefone enquanto se continua a usar o aparelho.(Fonte: William Perugini: 21481174 / 123rf.com)

O que é um suporte para celular veicular?

Um suporte para celular veicular é um elemento que serve de apoio para um telefone móvel ou outro dispositivo de dimensões similares com o propósito de que o aparelho seja utilizado no interior de um veículo enquanto se dirige. Geralmente é uma pequena estrutura de plástico sobre onde se posiciona o telefone celular.

Por que é importante comprar um suporte para celular veicular?

O suporte para celular veicular cumpre duas funções principais: permite colocar o telefone celular em uma posição visível e utilizá-lo durante a condução, mas também é responsável por reduzir o risco de sofrer acidentes causados por uma desatenção.

Os números de batidas e vítimas em acidentes provocados pelas distrações com o celular são cada vez maiores e as autoridades estão atentas para formas de solucioná-los.

Por isso, o suporte para celular veicular não serve apenas para permitir a utilização do celular como telefone – recebendo e realizando chamadas com as mãos livres – ou como navegador para o uso da internet, mas também contribui para a melhora na segurança das estradas e para a redução das possibilidades de acidentes, ou até mesmo para um menor risco de multas de trânsito.

Imagem de celular no suporte de carro.

Em função das dimensões do dispositivo, você pode optar por um suporte para celular veicular fixo e que se adapta às características físicas do telefone. (Fonte: janifest: 75881741 / 123rf.com)

Como e onde posicionar um suporte para celular veicular no carro?

Como colocado na lista dos melhores modelos de suporte para celular veicular de 2019, os diferentes modelos oferecem várias alternativas no que se refere a colocação dos suportes dentro do interior do veículo.

Os mais populares, e também os primeiros a surgirem, são os que através de uma ventosa ficam pregados no para-brisa. Nesse tipo, a tela do celular fica na altura dos olhos do condutor.

Entretanto, também existe a possibilidade de colocá-lo, usando o mesmo método ou outro similar com adesivos resistentes, no painel do carro. Essa posição é muito comum nos suportes horizontais, pois, assim eles não ocupam uma porção muito grande do para-brisa.

Por último, existem também outros modelos que ficam posicionados, através de pinças, nos espaços de ventilação do veículo, em um local menos elevado.

foco

Você sabia que o uso do suporte para celular veicular é obrigatório em muitos países? O motivo disso é que muitas das leis de segurança de trânsito proíbem o manuseio do celular enquanto se dirige.

Do que são feitos os modelos de suporte para celular veicular?

Os materiais de fabricação dos suportes também variam de acordo com o modelo escolhido. O mais habitual é que eles sejam de plástico. A faixa de preços dos suportes para celular veicular tem muito a ver com o material do produto, sendo o mais barato os de plástico. Por outro lado, existem os de fibra de carbono – muito leves – ou os de aço inoxidável.

Mas, quão importante é esse fator do material? Bem, tudo dependerá de onde você pensa em posicionar o suporte e qual o tipo de celular que utiliza.

No primeiro caso, é preciso considerar que a exposição prolongada ao sol no para-brisa ou no painel tem um efeito corrosivo para a tinta do objeto, descolorindo os suportes plásticos comuns. Além disso, quanto maior o peso de seu celular, maior resistência será preciso de seu suporte para celular veicular.

Homem e mulher em carro.

Antes de você escolher um modelo específico, deve prestar atenção nas características de seu celular. (Fonte: Olena Kachmar: 75500120 / 123rf.com)

O suporte para celular veicular serve para algo a mais além dessa sua primeira função?

De novo será preciso remeter à lista dos melhores suportes para celular veicular que já foi citada anteriormente, pois, através dela foi possível perceber que alguns dos modelos recomendados também incorporam outras funções além de ser um mero suporte.

As duas mais comuns são: a ventilação do celular para evitar o superaquecimento e recarregar a bateria através de uma entrada USB.

Como saber se um suporte para celular veicular é o indicado para você?

Antes de escolher um modelo específico, é preciso prestar atenção nas características do seu celular, do veículo e também as necessidades e o tipo de uso que deseja fazer.

Alguns dos modelos de suporte para celular veicular são universais e servem para qualquer celular e uns, inclusive, também servem para outros tipos de dispositivos eletrônicos.

Quais são as vantagens e as desvantagens de um suporte para celular veicular?

Como com qualquer outro produto, é necessário que você faça um estudo prévio de compra e que esse inclua uma ponderação entre as vantagens e desvantagens do objeto. Nesse caso, através dessa tabela exposta a seguir, você irá entender quais são as principais vantagens e desvantagens da compra de um suporte para celular veicular:

Vantagens
  • Formato e instalação simples
  • Preço barato
  • Aumenta a segurança no volante
  • Permite recarregar (alguns modelos)
Desvantagens
  • Ocupa espaço no interior do carro
  • Possível desequilíbrio estético

O que dizem os especialistas sobre o advento do suporte para celular veicular?

Os principais comentários dos especialistas sobre o suporte para celular veicular ultimamente estão mais concentrados nas questões relacionadas a segurança ao dirigir.

Por exemplo, o bicampeão de rally, Luis Moya, concedeu uma palestra para uma conhecida marca de automóveis sobre segurança na direção e explicou que o uso da tecnologia Bluetooth e outros acessórios para o celular são essenciais para os dias atuais.

Luis MoyaPiloto bicampeão mundial de rally

”O uso do celular ao dirigir é muito perigoso e pode custar vidas. É necessário tomar todas as medidas de precauções necessárias para que se evite acidentes.”

Nesse mesmo sentido já se manifestaram alguns especialistas brasileiros em segurança de trânsito. Apesar de algumas propostas para uma maior flexibilização das leis de trânsito, muitos profissionais da área são a favor de multas para aqueles que utilizam indevidamente o celular enquanto dirigem. Portanto, para que se evite acidentes, é recomendado o uso do suporte para celular veicular.

Critérios de Compra

Uma vez analisadas as principais características que definem o produto, é chegada a hora de partir para a decisão final: a compra. Nesse sentido, é preciso valorizar uma série de critérios que são muito importantes para essa decisão final.

Como já foi dito anteriormente, nem todos os suportes para celular veicular são iguais, assim como também não são iguais os modelos de carros e dos próprios celulares. A seguir, serão apresentadas uma série de características particulares que servirão para distinguir alguns modelos de suportes de outros.

  • Design
  • Funcionalidades
  • Durabilidade
  • Perfil do condutor
  • Compatibilidade

Design

O primeiro critério que será posto nessa seção tem a ver com a estética. Anteriormente foi apontado que uma das possíveis desvantagens que podia apresentar um suporte para celular veicular seria exatamente quebrar com o equilíbrio estético do veículo. Para evitar que isso aconteça, você deve considerar a cor dos estofados e do painel e também o material que são fabricados.

Hoje em dia, muitos painéis são revestidos com couro e isso cria texturas e contrastes diferentes. O mesmo ocorre com os assentos, que podem ser forrados por couro ou outros materiais e assim oferecer cores mais ou menos neutras. Portanto, para os mais detalhistas e puristas do design e da estética do interior de seu carro, esse deve ser o primeiro critério a ser considerado.

Celular apoiado em parabrisa.

É preciso considerar que a exposição prolongada ao sol no para-brisa ou no painel tem um efeito corrosivo para a tinta do suporte para celular veicular. (Fonte: Varin Rattanaburi: 60228110 / 123rf.com)

Funcionalidades

Esse critério está intimamente relacionado com o uso previsto do suporte para celular veicular dentro do veículo. Se você deseja simplesmente um suporte comum – com o uso limitado a ser uma mera sustentação para o celular -, então qualquer um dos modelos mais simples do mercado já valerá a pena.

Entretanto, se você deseja um que também recarrega o celular, logicamente, deverá pesquisar por modelos que possuem essa função.

Durabilidade

Se você não quer ter que mudar de suporte frequentemente, mas sim apostar em um que dure mais tempo, será preciso esquecer os modelos mais baratos existentes no comércio, pois, eles são muitas vezes fabricados com plásticos de baixa qualidade.

Além disso, certamente também perderão rapidamente a cor (principalmente se estiverem expostos ao sol no para-brisa ou no painel) e são mais frágeis quando manipulados com frequência.

O suporte para celular veicular fabricado com plásticos mais resistentes aguentarão mais a manipulação contínua (colocação e retirada de celular diária) e a tinta cromática também será mais resistente ao sol.

Outra boa opção são os suportes metalizados (também existe uma ampla gama de qualidades) ou os levíssimos feitos de fibra de carbono (menos pesados e com menos risco de quedas).

Perfil do condutor

Outro aspecto fundamental a ser valorizado antes de se tomar uma decisão tem a ver com o usuário. Se o condutor for alguém alto, será mais aconselhável que escolha um suporte para celular veicular que possa ser colocado no para-brisa ou no painel e assim evitar uma má postura do motorista e um incômodo físico.

Além disso, em relação aos hábitos de condução é preciso destacar que os profissionais que realizam sua atividade principal dirigindo (taxistas, condutores de transporte público, entregadores, transportadores de mercadorias, motoristas de aplicativos e outros mais) devem escolher um suporte para celular veicular adaptado às suas necessidades. Por exemplo, para aqueles que utilizam o GPS, talvez um suporte horizontal seja o mais apropriado.

Compatibilidade

O último elemento dessa lista se refere a compatibilidade do suporte para celular veicular com o telefone celular. Em função das dimensões do dispositivo, se opta por suportes fixos que se adaptam diretamente às características físicas do celular ou busca-se outros que sejam mais flexíveis.

Existem alguns modelos que são praticamente universais, válidos para tamanhos muito variados através de adaptadores móveis.

Essa característica tem sua importância, pois, hoje em dia se muda muito frequentemente de celular, sempre se buscando novas tecnologias, benefícios e designs mais modernos.

Além disso, é preciso levar em conta que se você deseja também disponibilizar seu suporte para celular veicular para o uso de algum passageiro de seu carro, por exemplo, essa flexibilidade é realmente muito importante.

Resumo

Nesse artigo foram mostradas as principais características, vantagens, desvantagens, modelos de maiores destaques e os critérios de compra de um suporte para celular veicular. Agora, a decisão final será sua. As melhores compras são aquelas que fecham o ciclo do processo de investigação, análise e comparação.

É preciso destacar uma vez mais a relevância desses suportes para a prevenção de acidentes e para uma melhor segurança nas estradas. Seu uso é especialmente indicado para aqueles profissionais que necessitam ter o telefone celular funcionando e operando enquanto dirigem e também para os usuários que não podem deixar de atender uma chamada quando estão ao volante.

As diferentes características e as variedades dos modelos disponíveis no mercado, com uma faixa de preços que começa com valores realmente acessíveis, permite escolher um suporte para celular veicular adaptado às necessidades, funcionalidades e gostos estéticos de cada um. Então, depois desse artigo, não há mais desculpas para não comprar um suporte de forma correta!

(Fonte da imagem destacada: Varin Rattanaburi: 58033776 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
43 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...